Proposta da prefeitura faz cooperativas de micro-ônibus adiarem greve em SP

São Paulo – Após reunião na noite desta segunda-feira (14), a prefeitura apresentou uma nova proposta de reajuste para as cooperativas de transporte coletivo da cidade de São Paulo. A […]

São Paulo – Após reunião na noite desta segunda-feira (14), a prefeitura apresentou uma nova proposta de reajuste para as cooperativas de transporte coletivo da cidade de São Paulo. A possibilidade de acordo fez o Sindilotação adiar por 72 horas a greve programada para esta terça-feira (15).

As cooperativas reivindicam 12%, enquanto a prefeitura de São Paulo oferecia reajuste de 4,5%. O novo acordo deve ter um ajuste acima do anterior, com o adiantamento dos valores a serem repassados.

O valor médio repassado às operadoras é de R$ 1,28 por passageiro. Com o aumento desejado pelas cooperativas (12%), passaria a R$ 1,44. As empresas privadas que têm concessão do serviço em São Paulo recebem esse repasse de acordo com o gasto real de cada passageiro que embarca nos veículos.

As cooperativas operam principalmente micro-ônibus em todas as regiões da capital. Cerca de 6 mil veículos transportam 3,5 milhões de passageiros por dia. São nove cooperativas responsáveis por atender 43% do sistema de transporte rodoviário da cidade.