Bairros da zona leste de SP alagam até em dia de sol

Na Chácara Três Meninas, distrito do Jardim Helena, moradores reclamam de inundação em dia de sol (Foto: Suzana Vier/RBA) São Paulo – A sexta-feira (5) foi de sol nas áreas […]

Na Chácara Três Meninas, distrito do Jardim Helena, moradores reclamam de inundação em dia de sol (Foto: Suzana Vier/RBA)

São Paulo – A sexta-feira (5) foi de sol nas áreas alagadas há dois meses da Zona Leste da capital paulista, mas mesmo assim, a região voltou a sofrer inundações. “A água sobe apesar do sol. Sem chuva, sem nada ‘tá’ alagando tudo”, alerta Ronaldo Delfino de Souza, da coordenação do Movimento de Urbanização e Legalização do Jardim Pantanal.

Maria das Dores de Araújo Melo, moradora da Chácara Três Meninas, reclama do mesmo problema. “Temos muito sol aqui. Mas, agora ‘tá’ subindo. A gente acha que abriram as comportas”, relata.

Maria do Rosário, moradora do Jardim Pantanal, também está com o quintal cheio de água e esgoto na tarde desta sexta. “Ontem (quinta) o quintal estava seco. Hoje já está cheio de água. Temos informações de que estão soltando água da barragem de Itaquá pra ela não estourar”, suscita.

Na tarde da quinta-feira (4), quando choveu intensamente em toda capital paulista, a reportagem da Rede Brasil Atual estava na Chácara Três Meninas e visitou áreas a margem do rio Tietê. As casas não sofreram alagamentos, apesar da forte chuva que caiu na região.

Os moradores afirmam que as chuvas não causam enchentes, mas a abertura ou o fechamento das comportas pode deixá-los debaixo d´água. “As informações vazam. Ficamos sabendo que eles vão soltar água até sairmos daqui”, informou uma moradora que prefere não ser identificada.

Com mais de 60 dias com casas e ruas alagadas, moradores do Jardim Pantanal pretendem fazer um protesto em frente à Prefeitura de São Paulo.