Você está aqui: Página Inicial / Saúde e Ciência / 2009 / 08 / Álcool em gel sem registro pode ser ineficaz, alerta Vigilância Sanitária do PR

Álcool em gel sem registro pode ser ineficaz, alerta Vigilância Sanitária do PR

Produto deve ter concentração de 70% de álcool para combater o vírus Influenza H1N1, causador da Gripe A
por anselmomassad publicado , última modificação 20/08/2009 13h14
Produto deve ter concentração de 70% de álcool para combater o vírus Influenza H1N1, causador da Gripe A

Diversos locais oferecem bombas com álcool-gel para higiene das mãos (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Curitiba - Ao comprar o álcool em gel, uma das substâncias usadas no combate ao Influenza H1N1, o consumidor deve procurar os produtos legalizados e registrados no Ministério da Saúde. Os que são comercializados de forma irregular ou duvidosa podem causar reações na pele, além de não combater o vírus. A orientação é da Secretaria de Saúde do Paraná, divulgada no site criado para dar informações atualizadas e oficiais sobre a Gripe A.

De acordo com a Divisão de Vigilância Sanitária de Produtos da secretaria, para ser eficaz e atravessar a membrana de vírus e bactérias, o produto deve ter concentração de 70% de álcool.

A orientação da chefe da divisão, Jussara de Fátima Serrato dos Santos, é para que o consumidor não pague caro pelo álcool em gel. Ela explica que o produto é uma alternativa para aquelas pessoas que não têm como lavar as mãos e prático porque pode ser levado em um pote pequeno.

“Mas, não é a única medida de prevenir a nova gripe e deve ser usado em conjunto com bons hábitos de higiene”, ressalta.

Para limpeza de mesas e outras superfícies, a técnica recomenda é o álcool líquido. O problema de passar a fórmula em gel sobre a mesa é que, quando o álcool evapora, o gel fica e forma uma camada que acumula sujeiras e bactérias. O produto em gel, segundo ela, deve ser usado apenas nas mãos e braços. Ele é usado na pele porque sua textura diminui o risco de incêndios.

Fonte: Agência Brasil

registrado em: , , ,