Wikileaks se une a blogues brasileiros para divulgar conteúdo

Daniel Dantas (Foto: Antonio Cruz/ABr) são Paulo – No domingo, 19, começou a funcionar uma nova estratégia de divulgação dos telegramas diplomáticos dos Estados Unidos vazados pelo Wikileaks. Agora, um […]

Daniel Dantas (Foto: Antonio Cruz/ABr)

são Paulo – No domingo, 19, começou a funcionar uma nova estratégia de divulgação dos telegramas diplomáticos dos Estados Unidos vazados pelo Wikileaks. Agora, um conjunto de blogues recebe os documentos e os divulga diariamente. A escolha dos temas é decidida pelos comentários da jornalista Natália Viana, a voz do Wikileaks no Brasil.

No primeiro dia das novas revelações, os telegramas centraram foco no banqueiro Daniel Dantas. Primeiro, no famoso caso dos grampos telefônicos no STF, em 2008 e mostra que a diplomacia americana se preocupou mais em classificar o governo brasileiro de incapaz de lidar com ameaças terroristas, do que com o papel do empresário na espionagem.

Também no domingo, o MST, que invadiu uma fazenda de Dantas no Pará, em 2009 e a cena política brasileira vivida em 2005, estiveram entre os temas, sempre com o banqueiro aparecendo de alguma forma.

A ditadura militar brasileira – e as consequências, sociais e políticas por ela deixada – pauta a série de comunicações diplomáticas reveladas pelo Wikileaks desta segunda-feira (21). Segundo o Futepoca, um dos blogues associados,  “são quatro telegramas que, a exemplo de boa parte do material, traz mais resumos baseados no que foi publicado em jornais e revistas, do que análises ou opiniões do governo estadunidense.