Desabrigados de enchentes vivem em contêineres em SP

Moradias provisórias em Atibaia devem ser substituídas por outras, definitivas, feitas de madeira e telhado de amianto

Contêineres servem de alojamento provisório a famílias desabrigadas pelas chuvas em Atibaia (Foto: Paula Sachetta/Nota de Rodapé)

São Paulo – Desabrigados de chuvas do início do ano em Atibaia (SP) vivem em contêineres de metal na Vila São José, bairro mais pobre do município. São 12 famílias nessas condições, definidas pela prefeitura como habitação provisória. As pessoas serão encaminhadas, posteriormente, para casas de madeira e telhados de amianto, segundo o jornalista Moriti Neto, no Nota de Rodapé.

“Primeiro, estava previsto que era pra ter blocos de cimento na altura de 1,60 m como base da estrutura”, descreveu um morador. “Fizeram 40 cm e já começaram a colocar tábuas. A própria prefeitura fala que as famílias vão ficar ali dois anos. Nesse tempo, vai chover muito e a água alcança fácil o emadeiramento e apodrece tudo”, critica.

>> Leia a resposta da Prefeitura de Atibaia

O uso de telhas de amianto está proibida no estado de São Paulo desde meados de 2008, em função de lei aprovada pela Assembleia Legislativa em 2007. O amianto pode causar danos à saúde durante sua fabricação e na manipulação nas obras.

Clique aqui para ler.