Boaventura parte 3 – Cinco transições necessárias para mudar o mundo

Sociólogo português Boaventura de Sousa Santos fez uma poderosa síntese dos processos pelos quais passa o mundo, durante o Fórum Social Mundial. Confira nesta terceira parte

Direto de Porto Alegre – Vejo cinco transições que estão acontecendo pelo mundo. E o mundo só vai transformar se essas cinco transições tiverem lugar.

1. Da ditadura à democracia. Não pensem que a democracia está consolidada. Acontece um fascismo social. As propostas deste país de criar uma anistia para abranger crimes de tortura e crimes contra a humanidade é a permanência da ditadura dentro da democracia brasileira.

2. Do colonialismo à descolonização. O colonialismo continuou sob a forma de racismo.

3. Do sexismo à igualdade da diferença. O Fórum tem por motivo criar transição entre as mulheres de diferentes movimentos para que juntos contenham toda a agenda permitindo os direitos da igualdade porque sabemos que a questão do sexismo é uma questão de todos nós

4. Do capitalismo para o socialismo. Será o socialismo do século 21? Não sabemos muito bem o que vai ser. Obviamente ninguém sabe. Só sabemos que será pós-extrativista, pós-produtivista, mas o pós é pós, a gente quer algo diferente.

5. Da natureza capitalista à natureza solidária. Aqui também o pensamento indígena desse continente é  fundamental. Junta-se ao pensamento da África, da Índia, são outras ideias da natureza.