Você está aqui: Página Inicial / Jornais / Marília / Borá, a menor cidade do Brasil, brilha no Facebook
Marília

Borá, a menor cidade do Brasil, brilha no Facebook

por Redação Jornal Brasil Atual publicado 03/05/2013 17h31, última modificação 25/03/2013 13h15

Borá é a maior em penetração no Facebook em todo o mundo (Foto: Mauro Ramos)

Em 2011, a marca Halls teve uma ideia diferente: lançar o dropes XS, usando uma página da internet, a Fan Page. E escolheu as 805 pessoas residentes em Borá, a menor cidade do Brasil, para serem seus seguidores. Para bolar o evento, a Halls convidou um blogueiro famoso, Marco Gomes e a repercussão do NerdsOnBora foi imediata.

Gomes selecionou os 15 maiores usuários da web – os web celebrities – para ajudá-lo na divulgação. Entre eles, o twiteiro mussum alive – com mais de 99 mil seguidores –, que escreve no blog bebida liberada, e o blogueiro Thiago Mobilon, autor do blog-diário sobre tecnologia, o tecnoblog. Eles conheceram o Centro Recreativo de Borá, onde houve um churrasco, passearam de charrete pela cidade e jogaram uma partida de bocha. O ponto alto foi a inclusão digital dos moradores da cidade no Facebook. Borá tem mais de 94% de sua população cadastrada no site de relacionamento e já figura como o município, proporcionalmente, com a maior presença nessa rede social no mundo.

O encontro fez parte das ações de lançamento do minidropes Halls XS, que inaugurou na cidade o Halls da Fama, um hall da fama diferente, que reunirá pequenos instantes cotidianos de heroísmo dos municipes. São pequenos instantes de heroísmo como, por exemplo, lavar a louça para poupar as unhas da namorada, atravessar o rio mais estreito do país, estacionar na menor vaga do prédio, abrir o pote de palmito para a avó, cancelar o plano de celular da mãe, arrumar o quarto sem reclamar ou deixar de ir ao jogo para passar a tarde na casa da sogra.

(Foto: Mauro Ramos)Fan Page: da hora

O Fan Page é uma página interativa que permite aos usuários – potenciais fãs de produtos e serviços – compartilhar das informações com outros usuários do Facebook, utilizando fotografias, mural, grupos de discussão, tabs de informação, anunciando eventos e usando outros aplicativos do facebook. As páginas são criadas utilizando-se o perfil pessoal de sua conta no Facebook. A diferença é que elas podem ser administradas por diversas pessoas que permanecem anônimas. O perfil criado é o da empresa com seus produtos/serviços.

 

Pequena e gigantesca cidade 

Vista aérea de Borá (Foto de divulgação)

 

Borá é o menor município brasileiro, com 119 km² – área correspondente a 75 Parques do Ibirapuera. Localiza-se na região centro-oeste paulista, entre Marília, Assis e Presidente Prudente. Está distante 520 km de São Paulo. De acordo com o Censo 2010, Borá tem 805 habitantes. Há 32 anos não nasce ninguém na cidade. Os moradores se conhecem pelos apelidos. Não se vê muita gente nas 22 ruas, onde um carteiro entrega todas as correspondências. Apenas dois policiais militares se revezam na ronda da cidade, que não tem um preso sequer. Com 17 votos se elege um vereador. Nas últimas eleições para prefeito, por exemplo, os candidatos eram Luiz do Açougue e Nelson, com a vitória cabendo ao comerciante de carnes. Mas seus moradores, graças à Prefeitura, têm acesso gratuito à internet e fazem da cidade a maior em penetração no Facebook em todo o mundo.