Geraldo Alckmin quer convencer população de que sensação de insegurança é normal

Para o governador, o tamanho da população de São Paulo justifica o alto índice de crimes no estado (Foto: Marcelo Camargo. Agência Brasil) São Paulo – Em novembro de 2012, o […]

Para o governador, o tamanho da população de São Paulo justifica o alto índice de crimes no estado (Foto: Marcelo Camargo. Agência Brasil)

São Paulo – Em novembro de 2012, o   governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ocupou espaço na imprensa para justificar a repercussão sobre a violência no estado de São Paulo e o caos na segurança pública com os ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC). Na visão dele, trata-se de “uma campanha contra São Paulo”, atribuindo-se os números de assassinatos e mortes praticamente diários ao tamanho da população paulista: “Aqui é maior que a Argentina”, justificou o tucano.

Neste começo de ano, a cidade de São Paulo é apontada como insegura para 91% dos moradores, segundo pesquisa feita pela Rede Nossa São Paulo e divulgada na semana passada.

E eis que surge  novamente o governador tucano na mídia. E a desculpa não é diferente daquela que ele usou em 2012. No sábado (19),  o governador de São Paulo afirmou: “A sensação de insegurança é normal”.

A pesquisa foi feita entre 24 de novembro e 8 de dezembro do ano passado. Apenas 9% dos entrevistados afirmou se sentir seguros, enquanto o número de pessoas que considera a cidade muito segura não chegou a 1%.

O número de pessoas que dizem se sentir inseguras é o maior desde 2008. Nesse período, o menor percentual entre os moradores que se sentem pouco ou nada seguros foi registrado em 2010, quando ficou em 84%. Nos demais anos, esse número variou entre 87% e 89%.

Ao ser questionada sobre o que sente mais medo no dia a dia, a maior parte da população apontou violência em geral (71%), seguido por assalto/roubo (63%) e sair à noite (41%). Já quanto ao combate à violência, 42% dos entrevistados apontaram como medida mais importante o combate a corrupção na polícia e nos presídios…

O governador ainda tem coragem de dizer que nossa sensação de insegurança é normal ?

Enquanto o governador Geraldo Alckmin e sua família têm escolta, e dormem protegidos, alegando ser normal a violência pelo fato de o estado ser muito grande e inseguro, a própria policia é vitima da violência. Carros são queimados, bases policias, atacadas, agentes de segurança, mortos, e o governador tucano não se intimida com a violência.

Normal? Convidamos Alckmin a andar nas ruas da capital paulista sem a tropa de segurança, sem carro blindado ou helicóptero. Ou  será que o governador Alckmin não habita a mesma cidade dos 91% de moradores ouvidos na pesquisa? 

Geraldo Alckmin não vê nada. Assim como  seu amigo, o senador Aécio Neves, que, mesmo morando no Rio de Janeiro, foi eleito para governar Minas Gerais.