Ciclo de debates sobre Plano Diretor começa em São Paulo

Paulistanos preocupados com os destinos urbanísticos da cidade terão no dia 19 deste mês a primeira chance para discutirem um assunto de alta importância: a revisão do Plano Diretor. O […]

Paulistanos preocupados com os destinos urbanísticos da cidade terão no dia 19 deste mês a primeira chance para discutirem um assunto de alta importância: a revisão do Plano Diretor. O Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável, composto por diversas entidades e também por pessoas físicas, está organizando o Ciclo de Diálogos e Debates com a Sociedade Civil sobre Temas Urbanos e a Revisão do Plano Diretor da Cidade de São Paulo. 

A primeira sessão do ciclo contará com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, que falará sobre as expectativas do Executivo em relação à revisão do PD e de como será encaminhada a sua tramitação. Além disso, todos os vereadores da Câmara foram convidados.

Como explica Ros Mari Zenha, membro do Grupo Executivo do Fórum, o ciclo é um espaço para a discussão dos cidadãos sobre o destino da cidade. “O ciclo será importante para que as pessoas possam formular alternativas para os problemas da cidade”, acredita. Ela está otimista em relação ao processo de revisão do PD. “Estamos saindo de um momento em que a participação da sociedade civil foi quase inexistente. Estou otimista com a nova gestão. O comparecimento do secretário no debate é um indicativo positivo das intenções da prefeitura”, diz.

É de fato muito importante que a sociedade se envolva em debates desse tipo e seja capaz de articular coletivamente propostas que mostrem os seus desejos em relação à metrópole. Isso faz parte do processo democrático e tem benefícios que extrapolam a discussão do PD em si, que já é muito importante. Esses espaços de discussão forjam cidadãos mais conscientes das disputas naturais que existem na sociedade, aumentam a empatia para com aqueles que têm problemas diferentes e, por que não, ajudam no florescimento de novas lideranças políticas. Que esse ciclo seja apenas um de muitos espaços de debate na cidade.

O segundo debate do ciclo deverá ser realizado em março e terá como mote as mudanças climáticas e as áreas de risco. Para mais informações sobre o Ciclo e o Fórum, clique aqui.

Serviço

Dia 19 de fevereiro de 2013, terça feira, das 19h às 22h
Auditório Prestes Maia – 1º andar da Câmara Municipal de São Paulo.