Prefeitura de São Paulo anuncia corredores em grandes avenidas

Corredores antigos, como o da avenida Rebouças, devem ser modernizados Fevereiro começa com uma excelente notícia para a cidade de São Paulo. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, anunciou, […]

Corredores antigos, como o da avenida Rebouças, devem ser modernizados

Fevereiro começa com uma excelente notícia para a cidade de São Paulo. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, anunciou, durante uma audiência pública, que a prefeitura pretende construir corredores de ônibus em duas avenidas de grande importância para a mobilidade na cidade: Bandeirantes e 23 de Maio. O projeto é fazer os corredores no modelo de Curitiba, com estações de embarque e espaço para ultrapassagens. O que me parece positivo, neste anúncio, é a intenção de integrar ao mapa do transporte coletivo avenidas que hoje são usadas quase que exclusivamente por carros.

Esses dois corredores entram na conta de mais 150 quilômetros de vias exclusivas para ônibus que a prefeitura pretende construir. Os outros corredores programados são:

Avenida Celso Garcia
Radial Leste até Guaianazes
Avenida Aricanduva
paralelo à Avenida Jacu-Pêssego
entre a Vila Prudente e Pinheiros
Teotônio Vilela e Interlagos

Além disso, os atuais 130 quilômetros corredores devem ser reformados. O projeto prevê também a construção de ciclovias no lado direito da pista sempre que houver condições técnicas.

Vários desses projetos foram desenvolvidos na gestão de Gilberto Kassab, mas nunca postos em prática. Assim, é preciso manter um certo pessimismo em relação a anúncios desse tipo. A intenção demonstrada até agora é bastante positiva. É importante fiscalizar para que as intenções de início de gestão não se percam na burocracia e nas disputas políticas.