Bancários de São Paulo elegem Juvandia Moreira presidenta

Funcionária do Bradesco, Juvandia é a primeira mulher eleita pelo voto direto da categoria, uma das maiores e mais atuantes do país

A primeira presidenta eleita do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira (Foto: Divulgação)

São Paulo – A atual presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, Juvandia Moreira, foi reconduzida ao cargo na eleição da entidade. Ela encabeçava a chapa 1, ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), que teve 26,5 mil votos – 83,5% do total. A nova diretoria toma posse em julho.

Juvandia foi a primeira mulher a ocupar a presidência do sindicato. Ela assumiu em maio de 2010 para completar o mandato de Luiz Claudio Marcolino, licenciado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Funcionária do Bradesco desde 1992, é diretora do sindicato desde 1997. Foi secretária-geral, de Assuntos Jurídicos e de Organização antes de assumir a presidência.

A apuração foi concluída na madrugada desta sexta-feira (17). Foram 32.740 votos registrados em quatro dias de votação. A chapa 2 teve 16,5% (5.249 votos). Em nota à imprensa, Juvandia agradeceu o reconhecimento e a confiança da categoria. O sindicato possui 135 mil bancários em sua base, composta por 17 municípios, incluindo a capital paulista.

“Avançamos muito, mas ainda há muito a se conquistar”, afirma Juvandia. “Os bancários querem mais valorização de salários e melhores condições de trabalho.” Na próxima semana, deve-se iniciar a consulta com a categoria sobre as reivindicações prioritárias da campanha salarial.