Greve

TRT fará audiência de conciliação com servidores da Fundação Casa na segunda-feira

Ao todo, 90% dos 148 centros da Fundação Casa estão parados desde quinta-feira por reajuste salarial e melhores condições de trabalho

Danilo Ramos/RBA

Justiça determinou que funcionários da Fundação Casa devem manter pelo menos 70% do quadro funcional em atividade

São Paulo – O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região realizará na segunda-feira (11), às 9h, a primeira tentativa de conciliação entre a Fundação Casa e os trabalhadores da entidade, que estão em greve desde quinta-feira (7). Ao todo, 90% dos 148 centros da Fundação Casa estão parados.

O encontro será mediado pelo desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto, relator do caso, no Núcleo de Conciliação de Coletivos, localizado na capital paulista. Os servidores, ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo (Sintraemfa), exigem aumento do piso salarial de 28,13% e de benefícios como vale-alimentação, vale-refeição e auxílio-creche, além da solução para problemas como superlotação nas unidades, falta de funcionários e falta de segurança interna e externa.

Na terça-feira (5), a Justiça do Trabalho já havia determinado que, caso fosse confirmada a greve, os funcionários da Fundação Casa deveriam manter 70% do quadro funcional em atividade, sob pena de multa no valor de R$ 100 mil, se houvesse descumprimento. A decisão visa a manter a ordem social, segurança pública e o bem- estar dos jovens internos. Para monitorar o cumprimento, os oficiais do TRT-2 fazem diariamente, desde quarta (6), visitas a cinco unidades distintas da cidade de São Paulo e da Grande São Paulo.

A Fundação Casa informou, em nota, que a rotina nos centros socioeducativos se mantém dentro da normalidade, e que a greve não causa prejuízo às atividades pedagógicas e no atendimento psicológico e de saúde dos jovens, assim como para a alimentação, higiene e visitas dos familiares, que ocorre aos finais de semana.

Leia também

Últimas notícias