Trabalhadores do metrô iniciam greve em Recife

São Paulo – Os metroviários da CBTU em Recife (PE) iniciaram na noite de segunda-feira (23) uma greve por tempo indeterminado que poderá afetar 200.000 usuários em toda a Região […]

São Paulo – Os metroviários da CBTU em Recife (PE) iniciaram na noite de segunda-feira (23) uma greve por tempo indeterminado que poderá afetar 200.000 usuários em toda a Região Metropolitana. A paralisação foi decidida em assembleia, no começo da noite, e antecedida por um impasse de cinco meses nas negociações entre a categoria e a empresa.

Os trabalhadores reivindicam da CBTU que restabeleça vários benefícios, como ticket alimentação, plano de saúde e auxílio-creche, que haviam sido cortados. O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco explicou que, após sete reuniões para negociação do acordo coletivo de trabalho, a CBTU rejeitou 42 das 114 reivindicações apresentadas em março pela categoria.

Deflagrada a greve, a empresa anunciou que irá garantir o serviço nos horários de pico, das 5h às 8h30 e das 17h às 20h30.

“Os trens serão conduzidos por supervisores. Eles treinam os maquinistas. Também garantimos que a manutenção do metrô será realizada”, disse o superintendente interino do Metrorec, José Renato Lira.

Com informações da Brasília Confidencial