Solvay comunica a sindicato fechamento de fábrica com 63 funcionários no ABC

Unidade em Santo André, no ABC paulista, tem 63 funcionários, que poderão ser transferidos para fábrica no interior do estado

adonis guerra/abcd maior

Sindicatos dos químicos do ABC, Osasco, Bahia e Argentina se mobilizaram durante o ano contra medida

São Paulo – O grupo empresarial Solvay comunicou a diretoria do Sindicato dos Químicos do ABC na sexta-feira (22), a compra dos ativos da empresa ERCA Química no Brasil e o fechamento da planta Rhodia, fabricante de química fina, localizada em Santo André, no ABC paulista.

A Erca é uma empresa fabricante de insumos químicos para construção civil e outros setores da indústria brasileira, de origem e capital misto: 50% italiana e 50% brasileira. Possui sete plantas no mundo, uma destas localizada na cidade de Itatiba, região metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo.

A Erca será integrada em aproximadamente um ano e meio e, nesse processo, 38 trabalhadores locais serão incorporados à Solvay.

O  fechamento da planta Rhodia Química será finalizada em um prazo de um ano e meio a dois. De acordo com os representantes da Solvay, os ocupantes dos 63 postos de trabalho da Rhodia serão incorporados à ERCA, se assim o desejarem. Aqueles que não aceitarem a alocação serão desligados ou transferidos a outras localidades da Solvay no estado de São Paulo.

Em abril de 2011, a multinacional belga Solvay fechou acordo de compra da empresa francesa Rhodia, expandido sua presença em mercados emergentes.

O Sindicato dos Químicos do ABC realizará assembleias com os trabalhadores para avaliar a situação e reitera sua preocupação com todo o processo de reestruturação produtiva e suas consequências aos trabalhadores(as) e à região do Grande ABC, recordando que as unidades Solvay Indupa,  produtoras de PVC localizadas em Santo André e Bahía Blanca (Argentina), continuam em processo de negociação de venda, o que também deixa muitas incertezas nestas unidades.