Negociação

Químicos fazem protesto contra fechamento da Rhodia na região do ABC

Sindicalistas querem discutir alternativas e consequências do processo de reestruturação

Sindicato dos Químicos do ABC

De acordo com a empresa, os 63 funcionários da Rhodia podem ser transferidos para a Erca Química, em Itatiba

São Paulo – Trabalhadores da Rhodia Química, em Santo André, região do ABC paulista, fizeram hoje (4) um protesto e interromperam as atividades durante aproximadamente três horas, segundo o Sindicato dos Químicos. A manifestação foi contra o anúncio de fechamento da fábrica, feito em 22 de novembro. Com 63 funcionários, a unidade deverá ser fechada em aproximadamente um ano e meio. Na quinta-feira da semana que vem (12), os trabalhadores farão assembleia para avaliar alternativas, que podem tanto incluir um programa de demissões voluntárias (PDV) como uma transferência para o interior.

O grupo belga Solvay, proprietário da Rhodia,  informou em novembro que fecharia a unidade do ABC para concentrar operações em Itatiba, na região de Campinas. Ali fica a Erca Química, adquirida pela Solvay.

Segundo informações da empresa ao sindicato, a Erca será integrada em um ano e meio, e nesse processo 38 trabalhadores serão incorporados. O fechamento da Rhodia de Santo André será concluído nesse período, e os funcionários do ABC poderão ser transferidos.

“As transferências dos trabalhadores implicam em diversas mudanças na vida de cada um. Queremos ouvi-los para saber quais alternativas podem ter menos impacto para as pessoas, incluindo garantias para os prestadores de serviços. Vamos abrir um processo de negociação para dialogar com a empresa sobre benefícios e condições para todos”, afirma o coordenador da regional de Santo André do Sindicato dos Químicos do ABC, Paulo José dos Santos.