Negociação

Quinhentos trabalhadores na Mercedes em São Bernardo terão contrato prorrogado por um ano

Medida faz parte de acordo para reduzir impactos da terceirização na fábrica

Adonis Guerra/SMABC
Adonis Guerra/SMABC
Assembleia recente diante da fábrica: acordo visa garantir o futuro da unidade

São Paulo – Quinhentos trabalhadores contratados por prazo determinado na Mercedes-Benz permanecerão mais um ano na fábrica de São Bernardo do Campo, segundo acordo entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O contrato iria até este mês ou o próximo. Além disso, 361 empregados por prazo determinado até outubro serão efetivados.

“Os companheiros de outubro que tinham prioridade conforme acordo serão efetivados. Serão efetivados 200 em abril e 161 em agosto de 2023”, afirmou o presidente do sindicato, Moisés Selerges, também funcionário da Mercedes. “E na sequência vamos trabalhar pela efetivação dos companheiros de maio e dezembro. Os trabalhadores de maio serão tema de discussão já no começo de 2023.”

Em novembro, os trabalhadores aprovaram acordo negociado com o objetivo de reduzir o impacto da terceirização, envolvendo realocação e requalificação de todos os funcionários nas áreas envolvidas. Também foi aberto um plano de demissão voluntária (PDV). Segundo os metalúrgicos, é um acordo que visa assegurar condições para o futuro da fábrica da Mercedes naquela cidade do ABC paulista.

Dois meses, a montadora havia anunciado a intenção de 2.200 trabalhadores, além do desligamento de 1.400 com contratos temporários. A unidade tem 9.500 funcionários, sendo 6 mil na produção.