assembleia virtual

Patrões apresentam proposta e aeronautas discutem se mantêm a greve nos aeroportos

Pilotos e comissários de bordo têm até o final da noite de hoje para decidir se aceitam proposta apresentada pelas companhias. A decisão pode encerrar ou manter a greve que vai para o quinto dia

Rovena Rosa/Agência Brasil
Rovena Rosa/Agência Brasil
Proposta apresentada nesta quinta-feira poderá por fim à greve

São Paulo – Pilotos e comissários de bordo têm até o final da noite desta quinta-feira (22) para decidir se aceitam proposta apresentada pelas companhias aéreas. A decisão pode encerrar ou manter a greve, hoje em seu quarto dia.

De forma virtual, a assembleia começou às 16h30 e termina meia-noite. O resultado será anunciado à 0h30 pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A proposta em discussão foi apresentada em reunião do sindicato com o Tribunal Superior do Trabalho (TSI) nesta tarde, em Brasília.

Os trabalhadores reivindicam recomposição das perdas inflacionárias, melhorias nas condições de trabalho, renovação da convenção coletiva de trabalho, definição dos horários de início de folgas e cumprimento dos limites já existentes do tempo em solo entre etapas de voos.

As companhias aéreas oferecem reposição total da inflação medida pelo INPC (5,97%) mais 1% de aumento real. Conforme a proposta, o reajuste incide sobre salários fixos e variáveis, pagamento de diárias em todo o território nacional, seguro, multas por descumprimento da convenção coletiva e vale-alimentação.

Em vídeo gravado, o presidente do SNA, Henrique Hacklaender, disse se a proposta for aprovada pela categoria, a suspensão da greve será imediata. Em caso de rejeição, “será necessário endurecer a mobilização de pilotos, copilotos e comissários”.

Por determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a greve pode atingir somente 10% dos funcionários das empresas aéreas. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), os voos que transportam órgãos, vacinas e pessoas enfermas não serão impactados.

Leia mais:


Leia também


Últimas notícias