Autorizações para trabalhadores estrangeiros crescem 5% de janeiro a setembro

São Paulo – De janeiro a setembro, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) concedeu 55.009 autorizações de trabalho temporárias e permanentes para estrangeiros, o que representa crescimento de 5% em relação […]

São Paulo – De janeiro a setembro, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) concedeu 55.009 autorizações de trabalho temporárias e permanentes para estrangeiros, o que representa crescimento de 5% em relação a igual período de 2011. 

Os vistos temporários para haitianos, as autorizações para trabalho de especialistas estrangeiros no Brasil e para técnicos estrangeiros responsáveis pela instalação de máquinas e equipamentos importados e assistência técnica/transferência de tecnologia motivaram a alta.

Segundo o MTE, o setor que emprega estrangeiros é a indústria do óleo e gás, responsável por 30% das autorizações. Os profissionais não podem ocupar vagas passíveis de ser preenchidas por brasileiros.

As autorizações temporárias somaram 48.862, com queda de 0,9%; 10.127 para técnicos até 90 dias, acréscimo de 25%; 5.299 para técnicos até um ano, aumento de 29%; e 4.423 para especialistas estrangeiros, aumento de 26%. 

Segundo informou em nota o coordenador-geral de Imigração do MTE, Paulo Sérgio de Almeida, o crescimento dessas modalidades de autorizações de trabalho significa o aumento no volume de investimentos em setores intensivos em máquinas, equipamentos e também a absorção de tecnologias e conhecimentos específicos.  

Em relação aos especialistas estrangeiros, as maiores altas foram de portugueses (630 vistos, aumento de 91%) e espanhóis (343, aumento de 50%). 
  
“Os vistos humanitários concedidos pelo Conselho Nacional de Imigração aos haitianos que ingressaram pela fronteira terrestre entre o fim de 2011 e janeiro de 2012 tiveram um grande impacto, com a concessão de 3.307 autorizações contra 632 entre janeiro e setembro de 2011”, avalia o coordenador.