Montadoras

Metalúrgicos da Volks em Taubaté aprovam acordo para garantir produção

Acordo prevê plataforma global e deve permitir fabricação de um carro do segmento SUV, além do modelo Polo

Adonis Guerra/SMABC

Trabalhadores na Volks de São Bernardo aprovam solidariedade aos companheiros da Ford, que anunciou fechamento

São Paulo – Trabalhadores na Volkswagen de Taubaté, no Vale do Paraíba, interior paulista, aprovaram ontem (20) acordo que permitirá a implementação de uma plataforma global, conhecida como MQB, que possibilita a produção de veículos de mais de um segmento. “Com isso, a fábrica terá a produção exclusiva de um novo carro SUV e a produção compartilhada de duas versões do Polo”, informa o Sindicato dos Metalúrgicos local. O Polo também é fabricado em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Segundo o presidente da entidade, Cláudio Batista, o Claudião, diante do momento vivido pelo país, trata-se de um acordo histórico. “Isto porque esse acordo traz investimentos, trata com dignidade o trabalhador, resgata conquistas históricas da categoria, além de dar estabilidade no emprego.” Na fábrica, com aproximadamente 3.100 empregados diretos, são produzidos os modelos Gol, Voyage e Up.

O acordo prevê reajuste e abono neste ano. Nos anos seguintes, até 2023, os aumentos salariais corresponderão à inflação. Os trabalhadores também terão participação nos lucros ou resultados (PLR). 

Inscritos em um programa de demissão voluntária (PDV), 80 funcionários devem sair, substituídos por igual número de temporários. E até 90 vagas na unidade deverão ser terceirizadas. 

“Esse novo acordo é um passo estratégico para o futuro da Volks em Taubaté. As plataformas atuais da fábrica, VW 23X e VW 120 (Gol e UP) encerram a vida útil em 2021. Além disso, o acordo vigente com a montadora não garantia a vinda de novos produtos”, diz o sindicato. Ainda segundo a entidade, Taubaté “terá prioridade na discussão caso haja outro modelo chamado Gol ou Voyage”.

Ford

Os metalúrgicos da Ford de São Bernardo continuam se preparando para tentar reverter a decisão da empresa, que na última terça-feira anunciou o encerramento das atividades da fábrica, ainda neste ano. Está marcada assembleia para a próxima terça-feira (26).

Segundo o coordenador-geral da representação na Ford, José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba, a empresa está descartando os trabalhadores “como se fosse uma troca de roupa”. “Construímos várias negociações para viabilizar a fábrica e os trabalhadores fizeram a parte deles. Temos que achar alternativas.

Ainda na terça, trabalhadores na Volks do ABC aprovaram solidariedade aos companheiros da Ford. Eles estavam reunidos na sede do sindicato para assistir ao filme Cúmplices? – A Volkswagen e a ditadura militar brasileira, dos jornalistas alemães Stefanie Dodt e Thomas Aders.