Mais direitos

CUT proporá acréscimo de duas parcelas do seguro-desemprego

Sugestão será apresentada na reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) com objetivo de atender trabalhadores de áreas mais afetadas pelo desemprego

Divulgação

Severo discorda da alegação do governo de que as propostas visam a corrigir “distorções” e “fraudes”

São Paulo – Na próxima reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), dia 29 de junho, Quintino Severo, secretário de Administração e Finanças da CUT e conselheiro da Central no órgão, defenderá o acréscimo de duas parcelas do seguro-desemprego para trabalhadores que foram demitidos entre janeiro e junho de 2016 e que atuam nas áreas mais afetadas pelas demissões.

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) está na fase final de elaboração do estudo que determinará quais categorias e estados foram mais afetados pelo desemprego e que, portanto, serão atingidos pelo benefício.

Dessa forma, trabalhadores que foram demitidos e que teriam, por exemplo, três parcelas do seguro-desemprego para receber, serão contemplados com cinco, se estiverem enquadrados na categoria e estado apontados pelo estudo do Dieese.

O Codefat é um colegiado de caráter tripartite, o conselho tem entre suas missões gerir os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que custeia programas como o seguro-desemprego.

“Esperamos receber o apoio de empresários, do governo e, obviamente, da bancada dos trabalhadores. Essa tema é sensível e neste momento a medida que estamos apresentando é fundamental para a vida dos trabalhadores”, afirmou Quintino Severo, secretário nacional de Finanças e Administração da CUT.

A medida pode ser votada ainda no dia 29 de junho, data da reunião do Codefat e quando a proposta será apresentada. Porém, qualquer conselheiro pode pedir vistas do processo e adiar em até 30 dias a votação.

“É uma medida urgente, que precisa ser debatida e votada já no dia 29, não podemos ficar aguardando”, afirmou Quintino.

__________

Rádio Brasil Atual: FAT ameaçado

Quintino Severo, secretário nacional de Finanças e Administração da CUT, fala sobre mais uma proposta do governo interino de Michel Temer que prejudica os trabalhadores: o fim do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, responsável pelo pagamento do seguro-desemprego e fonte de uma série de investimentos sociais e políticas de microcrédito. Ouça entrevista à jornalista Marilu Cabañas, na Rádio Brasil Atual.