movimento sindical

CUT de São Paulo debate papel dos trabalhadores na gestão estadual

Oficinas, seminários e debates realizados durante o congresso estadual, que começa hoje (25), terão como tema central “Por um Projeto Popular para Mudar São Paulo”

Dino Santos/CUT

Na sexta-feira (28), o congresso fará a eleição da nova direção da CUT estadual

São Paulo – O 14º Congresso Estadual da CUT São Paulo se inicia hoje (25) em Águas de Lindóia, interior do estado. O evento, com mais de 800 delegados, terá como tema “Por um Projeto Popular para Mudar São Paulo” e vai até sexta-feira (28), quando será escolhida a nova direção.

Em entrevista à repórter Anelize Moreira, da Rádio Brasil Atual, o secretário-geral da CUT estadual, Sebastião Geraldo Cardozo, afirma que o objetivo do congresso é discutir estratégias para o próximo período, para garantir e ampliar direitos. “Queremos elaborar um projeto democrático popular para o estado de São Paulo. Faremos um grande debate com todos os delegados para elaborar uma agenda positiva para conseguirmos colocar em prática nos próximos quatro anos.”

Amanhã (26). haverá um debate sobre a conjuntura internacional, nacional e estadual, e também será feito a apresentação de um balanço político da gestão 2012-2015. A programação ainda contará com oficinas com os temas que abordam a democratização dos meios de comunicação, a sistematização de movimentos sociais e a função social da terra.

“Temos os temas cotidianos da vida do trabalhador, que está relacionado às questões de trabalho, de garantia de emprego, salário e saúde. Além disso, temos uma proposta de trabalhar uma série de oficinas, na qual será possível trocar experiências e conhecimento fora do mundo sindical que criarão subsídios para o futuro”, diz Cardozo.

Segundo o secretário-geral, também serão discutidos temas referentes à atual gestão do governo estadual. “Será tratada a questão da desindustrialização do estado de São Paulo, questões da educação, da ocupação do solo urbano, de moradia, infraestrutura, juventude. A nossa pauta é uma reforma positiva à classe trabalhadora.”

Na sexta-feira (28), o congresso se encerrará com a eleição. “Nós temos feito um debate bastante acirrado de que esses companheiros tenham dedicação exclusiva, integralidade de tempo para o próximo período, que não será tranquilo por causa da do acirramento da luta de classes em São Paulo. Essa nova direção terá o papel de alargar os horizontes da CUT, não só do meio sindical, mas no meio social também.”