Acordo na Mercedes-Benz garante empregos até 31 de janeiro de 2013

Os 13 mil trabalhadores da unidade da montadora alemã em São Bernardo do Campo (SP) serão contemplados; semana de produção será reduzida de cinco para quatro dias

Setor de caminhões passa por crise desde a adoção no país, no início deste ano, da tecnologia Euro 5, que elevou os preços (Foto: Paulo Pepe/Arquivo RBA)

São Paulo – Os 13 mil trabalhadores da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, conquistaram hoje (11) garantia de emprego até 31 de janeiro de 2013. Segundo acordo fechado entre a montadora e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, até essa data será adotada semana de quatro dias de produção. No entanto, não haverá redução salarial, mas nesse período os vencimentos não sofrerão reajustes.  

“Havia um clima de intranquilidade e insegurança dentro da fábrica. O acordo tranquilizará os trabalhadores porque garante que não haverá demissões até fevereiro do ano que vem”, disse em nota o presidente do sindicato, Sérgio Nobre, também secretário-geral da CUT. “É também um sinal muito positivo de confiança na retomada da produção de caminhões e da economia no ano que vem”, avaliou.

Segundo a assessoria do sindicato, o acordo prorroga inicialmente por um mês o lay off (programa de suspensão temporária de contrato de trabalho) para os trabalhadores contratados por tempo indeterminado na montadora alemã. O prazo passa de 17 de novembro para 17 de dezembro. 

O setor de caminhões enfrenta crise desde o início deste ano com a adoção da tecnologia Euro 5, menos poluente, que elevou em 15% os preços. Ante esse quadro, para evitar demissões, o sindicato tem negociado banco de horas, férias coletivas, licença remunerada e liberação do trabalho para qualificação profissional com as quatro montadoras de caminhões da região (Volkswagen, Scania, Mercedes e Ford).