Demissão de aeronautas da Gol afetará segurança dos voos, alerta sindicato

Desde janeiro, empresa já demitiu 900 trabalhadores, resultado de uma concorrência acirrada do setor, à qual falta regulamentação, segundo diretor do SNA

São Paulo – A Gol Linhas Aéreas anunciou na última semana que vai demitir cerca de de 190 trabalhadores entre pilotos e comissários de bordo. Há dois meses, no início de abril, foram demitidas 131 pessoas e, com as saídas atuais, chega a 900 os funcionários despedidos da empresa desde janeiro.  

O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Gelson Dagmar Fochesato, avalia que um dos motivos das demissões é a competitividade das empresas aéreas, ocasionadas pela falta de políticas para o setor no país. “O mais grave é uma postura da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que homologou as empresas brasileiras a operar os voos com três comissários a bordo, em vez de quatro. Isso coloca em risco a segurança dos passageiros e da própria tripulação”, relatou, em entrevista à Rádio Brasil Atual.

Sobre o crescimento por demanda das empresas aéreas, houve um processo de desaceleração e depois de três anos consecutivos de expansão, em 2012 a projeção da Gol não ultrapassa 10% de crescimento. “Ela cresceu além do previsto, porque havia uma disputa de mercado insana entre as empresas, só que o mercado não cresceu na mesma velocidade”, diz o presidente. Segundo ele, deveria existir uma fiscalização mais séria do governo em relação à disputa de mercado das empresas aéreas.