Você está aqui: Página Inicial / Trabalho / 2012 / 04 / Professores em greve ocupam a Secretaria de Administração do Distrito Federal

Professores em greve ocupam a Secretaria de Administração do Distrito Federal

por Redação da RBA publicado , última modificação 26/04/2012 14h15

São Paulo – Professores da rede estadual de ensino do Distrito Federal ocuparam na manhã de hoje (26) a sede da Secretaria da Administração Pública em protesto contra o cancelamento de uma reunião de negociação que deveria ocorrer na tarde de ontem (25). Segundo nota do sindicato da categoria (Sinpro-DF), como não houve a indicação de uma nova data de reunião, cerca de 80 docentes ocuparam a sede do órgão, em prédio anexo do Palácio do Buriti, sede do governo.

O sindicato afirmou que a ocupação é pacífica e será mantida até que o governo agende nova reunião. Outro grupo de professores mantém-se acampado na praça do Buriti. Os docentes esperam que o governo retome as negociações ainda nesta tarde.

Os professores estão parados há 46 dias e cobram do governo estadual aplicação aos salários da mesma variação do Fundo Constitucional transferido pela União ao Distrito Federal, como ocorreu em 2009 e 2010, quando os percentuais de variação do fundo – 1,06% e 11,14%, respectivamente – foram repassados. Em 2011, a variação de 13,83% foi repassada aos salários em três parcelas, mas o governo sinalizou com mudanças com o pretexto de que corre o risco de violar a Lei de Responsabilidade Fiscal, e não apontou proposta de reajuste.