Metalúrgicos têm nova rodada de negociação

São Paulo – A Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT) de São Paulo terá nesta terça-feira (17) a primeira rodada de negociação com o setor de fundição, na sede do Sindicato […]

São Paulo – A Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT) de São Paulo terá nesta terça-feira (17) a primeira rodada de negociação com o setor de fundição, na sede do Sindicato da Indústria de Fundição do Estado de São Paulo (Sifesp). No mesmo dia, será realizada também a negociação com a bancada das montadoas, no Sindicato Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Sinfavea).

 

As principais reivindicações para todos os grupos são reposição integral da inflação, aumento real nos salários, valorização nos pisos, jornada de 40 horas semanais, sem redução nos salários e licença-maternidade de 180 dias.

Na última sexta-feira (13), em uma reunião entre os dirigentes da FEM e a bancada patronal do Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros) foram apresentadas as reivindicações dos trabalhadores. A bancada patronal avalia as demandas, e a próxima rodada está marcada para o dia 26, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Nesta semana ainda estão marcadas negociações com o Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros), quarta-feira (18), às 10h, na FIESP. Na quinta-feira (19), o Grupo 3  (autopeças, forjaria, parafusos) negociará na sede do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), às 15h.

A data-base é 1º de setembro, e os sindicatos ligados à federação somam aproximadamente 250 mil trabalhadores.