CUT lança rádio e TV-web para ‘democratizar comunicação’

Nova página na internet inclui programação em vídeo e em áudio 24 horas por dia. Entidade sindical quer interferir em debates de outras áreas

Rosane Bertotti apresentou novo site, que conta com rádio e TV web (Foto: Dino Santos)

São Paulo – A Central Única dos Trabalhadores (CUT) estreou uma  rádio e uma TV na internet, além de uma nova versão para o site institucional. O lançamento ocorreu em evento no Sindicato dos Bancários na manhã desta sexta-feira (20). A entidade também comemora 27 anos de existência neste mês.

A rádio e a TV web ficarão no ar 24 horas por dia, em alta definição e com a possibilidade de download e reprodução livre por rádios e TVs comunitárias. A programação tem entrevistas, cultura e futebol, além de questões ligadas ao dia a dia dos trabalhadores e notícias em geral.

Segundo Rosane Bertotti, secretária nacional de Comunicação da CUT, há duas formas de interatividade. Uma é a via institucional, em que as direções estaduais da CUT de outros estados publicam notícias e conteúdos diretamente. A outra remete ao público em geral, que pode enviar perguntas, opinar e dialogar com a programação.

“Neste mês em que completamos 27 anos, o lançamento da rádio e da TV-web é um presente para a CUT e para quem esteve na fundação da entidade. A central que continua pautada pelos direitos dos trabalhadores, mas que também dialoga com um país que vive com a democracia, é uma central que é referência”, completa Rosane.

Lançamento Rádio e TV web

O anúncio acontece dias antes do lançamento da TVT, emissora de televisão concedida ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, filiado à central. Nesta segunda-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve participar do ato em São Bernardo que marca o início das transmissões do canal UHF.

Para o presidente da CUT, Artur Henrique, o lançamento dos canais da própria central é o início de um processo de conhecimento e experiência de comunicação entre os sindicatos. “Nós queremos fazer a democratização da comunicação, apresentar para a classe trabalhadora brasileira a possibilidade de utilizar as redes sociais, a rádioweb, a TV-web como instrumentos de tecnologia de informação e de comunicação para chegar a base dos trabalhadores”, defendeu.

A CUT também oferece, em seu site, os perfis nas principais redes sociais como o Twitter e Facebook, além da Conexão Sindical, organizada em torno do Observatório Social.