Metalúrgicos do ABC e Mercedes-Benz assinam acordo pioneiro no Brasil

São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, assinaram na segunda-feira (28) acordo de adesão ao Programa Trabalho e Cidadania, criado […]

São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, assinaram na segunda-feira (28) acordo de adesão ao Programa Trabalho e Cidadania, criado pela entidade. A montadora é a primeira empresa da base a aderir a essa iniciativa.

O programa é inspirado em um modelo similar, existente no Canadá. O acordo garante a liberação dos trabalhadores durante um dia do ano para estudar e debater temas sobre formação e relações de trabalho. O período será pago pela empresa.

Segundo a assessoria de imprensa da entidade, o “‘Dia de Formação no Sindicato’ possibilitará ao trabalhador conhecer e entender melhor questões como convenção coletiva, política sindical, trabalho seguro, cálculos de índice de inflação e reajustes salariais, entre outros temas importantes à categoria.”

Para o presidente do sindicato, Sérgio Nobre, o novo acordo significa uma evolução necessária nas relações de trabalho. “Tornamos realidade uma reivindicação de muitos anos da categoria. Esse acordo representa um avanço comparável à conquista das comissões de fábricas e um maior enraizamento e entrosamento do Sindicato com os trabalhadores”, afirmou, em nota.

Segundo Nobre, “com o conhecimento que vão adquirir, os metalúrgicos romperão barreiras que ainda impedem a negociação dentro das fábricas e aumentarão o poder de sua organização no local de trabalho”.

A inclusão do programa na convenção coletiva foi uma das principais conquistas da categoria nas negociações da campanha salarial de 2009. A meta do sindicato, a longo prazo, é garantir o acesso ao Dia de Formação para 650 trabalhadores/dia.