#daterraaoprato

Festival de gastronomia orgânica defende a mudança da sociedade pelo alimento

Evento contará com a presença de chefs renomados ensinando receitas e conceitos como o de aproveitamento total

Rodolfo Goud

Com programação variada, última edição do festival fez sucesso com crianças e adultos

São Paulo – O parque da Água Branca, em São Paulo, recebe a partir de sexta-feira (20) o Festival de Gastronomia Orgânica Da Terra ao Prato. Os três dias de programação gratuita incluem feira de produtos e de gastronomia, um espaço onde chefs renomados apresentarão seus pratos, além de oficinas, rodas de conversa, atividades de bem estar e infantis.

“O Festival de Gastronomia Orgânica Da Terra ao Prato acredita na transformação da sociedade por meio da alimentação, por isso abre espaço para compartilhar a experiência de produtores, profissionais e instituições que se alinham conosco nessa busca”, explica a organização no site do festival.

No espaço denominado Cozinha Evolutiva, chefs como Bel Coelho, do renomado restaurante Clandestino, Edson Leitte, criador da gastronomia periférica, e José Barattino, do Eataly, compartilharão técnicas de preparo de algumas receitas. No sábado (21), por exemplo, às 13h30, Barattino fará um risoto primavera vegano, enquanto no domingo, no mesmo horário, Bel Coelho promete entregar mandioca e cebola gratinadas com farinha d’água e jambu. Com o conceito de aproveitamento total do alimento, Edson Leitte fará três receitas com uma melancia. “A proposta é fazer uma salada de melancia, mais um aperitivo com as sementes e um doce com as cascas”, explica o criador da Gastronomia Periférica.

Outro destaque da programação será a roda de conversa “Agricultura e Medicina”, com a Cooplantas, no sábado (22), das 11h às 13h. A cooperativa reúne um grupo de agricultores que cultivam plantas medicinais, transformando-as em medicamentos distribuídos gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em Itapeva (SP). O festival incluiu ainda oficinas no espaço Bem Estar, como yoga, dança e meditação, e uma série de atividades no Território da Criança, voltado para a educação alimentar infantil.

“Pretendemos fomentar, divulgar e promover através da gastronomia toda a cadeia orgânica sustentável, conectando produtores, chefs e público, pois acreditamos que esse é um movimento transformador da realidade social”, projeta a organização do evento, cuja última edição ocorreu em maio, no parque Villa Lobos. 

Leia também

Últimas notícias