OMS: 13 milhões de bebês prematuros nascem todos os dias

Agência da ONU estima que a maioria dos casos ocorrem na África e na Ásia; bebê com menos de 2kg nascido com aproximadamente 32 semanas de gestação tem menos chances de sobrevivência num país em desenvolvimento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta segunda-feira (4) que cerca de 13 milhões de bebês prematuros nascem diariamente no mundo. Segundo o primeiro boletim global da OMS sobre o assunto, a maioria desses nascimentos, quase 11 milhões, acontecem na África e na Ásia, em regiões onde não existe acesso a cuidados eficazes.

A agência da ONU aponta que um bebê que pesa menos de 2 quilos nascido com aproximadamente 32 semanas de gestação tem poucas chances de sobrevivência num país em desenvolvimento. Em nações desenvolvidas, um bebê na mesma situação teria taxas de sobrevivência similares a uma criança que completou os nove meses.

O documento da Organização Mundial da Saúde mostra que 10% dos nascimentos mundiais acontecem antes de 37 semanas de gestação, período considerado prematuro. A taxa chega a 17,5% no sul da África.

Brasil

A coordenadora da rede eletrônica em português, Regina Ungerer, disse à Rádio ONU, de Genebra, que houve melhora nos índices do Brasil nos últimos anos.

“A maioria dos partos no Brasil, quase 95% dos partos, atualmente são feitos em hospitais, o que diminui um pouco o risco dos bebês nascerem com mais problemas. O Brasil ainda tem uma taxa de prematuridade de baixo peso e de mortalidade perinatal grande se você compara com países desenvolvidos mas a situação melhorou muito de uns 10 anos para cá”, afirmou.

Segundo a OMS, o nascimento de prematuros continua a ser um problema global de saúde, já que houve aumento nos índices mundiais nos últimos 20 anos.

Leia também

Últimas notícias