Postos de saúde abrem neste sábado para atualizar cadernetas de vacinação

Brasília – Cerca de 34 mil postos de saúde em todo o país abrem hoje (18) para o início da campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil. Crianças menores […]

Brasília – Cerca de 34 mil postos de saúde em todo o país abrem hoje (18) para o início da campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil. Crianças menores de 5 anos devem ser levadas a um ponto de imunização para verificar se o esquema vacinal está completo ou se há necessidade de atualização. Importante: os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação da criança.

A expectativa é que, até o dia 24 deste mês, mais de 14 milhões de crianças na faixa etária definida tenham passado pelos postos de saúde. O objetivo da ação é ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de doenças.

A estratégia da campanha para a vacinação é disponibilizar todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A vacina pentavalente e a VIP passam a fazer parte do calendário básico  partir desta campanha.

Durante a campanha, menores de 5 anos que vivem nas regiões Norte e Nordeste, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, ambos em Minas Gerais, também vão receber suplemento de vitamina A. A ação faz parte do Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano, que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.

De acordo com o Ministério da Saúde, a suplementação contribui para reduzir a gravidade das infecções e traz melhorias para a visão e para o pleno desenvolvimento cognitivo. Cada criança deve receber duas doses anuais (não injetáveis) – uma a cada seis meses.

Padilha

O ministro da Saúde Alexandre Padilha, participou , em Salvador (BA), junto com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, do chamado dia D de Mobilização, que marca o início da campanha para atualização da caderneta infantil das crianças menores de cinco anos.

Na abertura da campanha, o ministro reforçou que a estratégia vai diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. “Hoje é um dia para proteger as nossas crianças de zero a cinco anos de idade. Nesta campanha vamos atualizar todas as vacinas disponíveis e indicadas para esta faixa etária que, por algum motivo, a criança não tenha recebido”, disse.

São Paulo

Crianças menores de cinco anos estão sendo convocadas em todo o Brasil a atualizar suas cadernetas de vacinação neste sábado (18). Em São Paulo, a expectativa é que 2,9 milhões de crianças compareçam aos postos de saúde, até as 17h, para que a caderneta seja avaliada pelo profissional de saúde e as doses sejam aplicadas, caso necessário. Nesta campanha, será disponibilizada pela primeira vez a vacina pentavalente, que imuniza, em uma única dose, contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B).

“Essas doenças já faziam parte do calendário de vacinação, mas agora basta uma injeção”, explica Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde. Ela acredita que a pentavalente ajuda a manter em dia as cadernetas das crianças, pois serão necessárias menos idas aos postos de saúde. Ao todo, estarão disponíveis vacinas contra 15 tipos de doenças, entre elas a paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, o rotavírus e a meningite.

Sato explica que não há como estimar o número de crianças que estão com alguma vacina atrasada, mas ela espera que o número não seja muito grande, tendo em vista que o estado consegue manter alta cobertura vacinal, entre 90% e 95%. A diretora informa que será possível tomar várias vacinas injetáveis no mesmo dia. “Não há contraindicação. Não se pode perder essa oportunidade ímpar de, em um único dia, tomar todas as vacinas em atraso”, convoca.

A lista com os endereços dos postos de vacinação da Grande São Paulo está disponível em http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/postos/posto_pd1.htm