Ciência brasileira

UnB completa 60 anos. Fiocruz celebra ‘parceria em defesa da ciência’

Fundação da Universidade de Brasília será tema de reunião da SBPC, em Brasília, que terá como tema “Ciência, independência e soberania nacional”

Divulgação
Divulgação
O encontro anual da SBPC vai até o dia 30. O evento será realizado de forma híbrida; serão realizadas atividades presenciais e, também, on-line

São Paulo – A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fará uma homenagem à Universidade de Brasília (UnB), em razão de seus 60 anos, completados em 21 de abril. A ação está inserida em uma série de atividades em defesa da ciência, promovidas pela 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começa no domingo (24). Neste contexto, as homenagens à UnB serão prestadas na próximo quarta-feira (27), em Brasília, onde se realiza o encontro da SBPC.

As atividades estão programadas para as 14h, no auditório externo da Fiocruz Brasília, no Campus Universitário Darcy Ribeiro. Estarão presentes a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, a reitora da UnB, Márcia Abrahão, e o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, além da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio. O evento é intitulado de “Fiocruz e UnB: Juntas pela ciência como compromisso social”.

Márcia destaca que “a Fiocruz Brasília reconhece a importância da UnB no cenário nacional e internacional do ensino, pesquisa e extensão em nível superior, tendo a defesa da ciência como seu pilar fundamental de atuação”. “A nossa homenagem representa o respeito e admiração a esta parceira histórica, com a qual continuaremos a esperançar juntos por um futuro em que a democracia seja constante em nosso país”, acrescenta.

A Fiocruz Brasília é sediada no campus da UnB e, ao longo destes 60 anos, as entidades mantêm parcerias de desenvolvimento científico. Enquanto a universidade completa seis décadas, a Fiocruz é uma instituição centenária – foi fundada em 25 de maio de 1900. “Elas têm longa trajetória de projetos e ações no campo da educação, da pesquisa e da extensão. Laços que não só se mantiveram firmes, como renderam importantes frutos no enfrentamento de um dos maiores e mais recentes desafios sanitários e sociais – a pandemia de covid-19“, comenta em nota a Fiocruz Brasília.

Encontro anual

O encontro anual da SBPC vai até o dia 30. O evento será realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e on-line. As atividades virtuais, necessárias ante o persistente contexto de pandemia de covid-19, serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube. Já as presenciais serão realizadas nos campi Darcy Ribeiro, Gama, Ceilândia e Planaltina, da UnB.

O tema do encontro deste ano será: “Ciência, independência e soberania nacional”. A abertura está marcada para as 18h de domingo, e celebrará a ciência dentro do contexto do bicentenário da independência do Brasil e do centenário da Semana de Arte Moderna.

“O evento terá uma programação intensa, com painéis, mesas redondas, conferências, apresentações culturais, premiações e muitas atividades científicas interativas. As atividades terão entre os participantes pesquisadores renomados e gestores do sistema estadual e nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, explica a entidade. Serão 117 atividades presenciais e 110 on-line.

Entre os painéis, destaques para “A visão da ciência no enfrentamento da pandemia e o futuro da saúde no Brasil”, “Descarte de medicamentos: uma preocupação para saúde e meio ambiente”, “Conferência do ministro de CT&I”, “Mudanças climáticas, seus impactos no Brasil e a construção de uma sociedade sustentável”, “Cem anos da Semana de Arte Moderna”, “30 anos de internet no Brasil” e “O Brasil está preparado para outra pandemia?”.

A programação completa pode ser conferida no portal da SBPC.