Evento internacional em São Paulo marca 50 anos de psicologia no Brasil

São Paulo – A Segunda Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, que será realizada de hoje (20) a sábado (22), no Anhembi, na zona norte de São Paulo, marca os 50 […]

São Paulo – A Segunda Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, que será realizada de hoje (20) a sábado (22), no Anhembi, na zona norte de São Paulo, marca os 50 anos da psicologia como profissão no Brasil. O evento conta com a participação de delegações estrangeiras vindas de Portugal, países africanos de língua portuguesa, México, Cuba, Venezuela, Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai e terá a presença dos ministros ministros Aloizio Mercadante (Educação), Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República) e Marta Suplicy (Cultura).

O evento reunirá mais de 5 mil trabalhos inscritos que mostram atividades de psicólogos do país em suas diversas áreas de atuação. A atividade ganhou impulso no país a partir do fim dos anos 1980, quando foi substituído o “modelo de consultório, divã e psicanálise”, e passou a fazer parte de políticas públicas, segundo explica o presidente do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo e um dos curadores da mostra, Rogério Giannini.

“A partir da Constituição de 1988, surgiu o desenho de um Estado mais provedor dos direitos básicos da população, o que originou, por exemplo, a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses modelos de saúde preveem não só os aspectos curativos da assistência à saúde, mas também os de prevenção e de promoção da saúde. Com tudo isso, a psicologia se expandiu e passou também a ser um serviço a mais prestado à população.”

Gianini disse à Rádio Brasil Atual que praticamente toda a população do país terá, em algum momento de sua vida, acesso e prestação de pelo menos um tipo de serviço psicológico, seja para obter licença de motorista, entrevista para emprego, defesa de direitos etc.

Ouça a íntegra da entrevista do psicólogo à Rádio Brasil Atual:

Link | Download