ALERTA

Ocupação de UTI para covid passa de 80% em oito estados e no Distrito Federal

Ontem, país registrou maior número de mortos pela doença em 24 hora desde agosto do ano passado

Breno Esaki/Agência Brasília
Breno Esaki/Agência Brasília
O Brasil vive uma explosão de casos de covid-19 por causa da variante ômicron. Anteontem, o país completou 14 dias de recordes nas médias móveis de casos da doença

São Paulo – O nível de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com covid-19 está acima de 80% em oito estados e no Distrito Federal, de acordo com dados divulgados na segunda-feira (31). Em Mato Grosso do Sul, a situação é de colapso, com 103% dos leitos preenchidos, situação que mostra que há mais pacientes internados do que leitos disponíveis originalmente para casos graves.

Na sequência, o estado de Goiás aparece com 90% de lotação, seguido por Distrito Federal, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Ceará, todos com ocupação acima de 80%. As informações são dos governos estaduais, em reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo.

O Brasil vive uma explosão de casos de covid-19 por causa da variante ômicron. Anteontem, o país completou 14 dias de recordes nas médias móveis de casos da doença. Além disso, apenas 69,78% da população brasileira completou o esquema vacinal contra o coronavírus, enquanto 30,3% seguem sem a imunização completa.

O país registrou ontem (1º) 929 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. É o maior número desde 19 de agosto, quando foram computados oficialmente 979 óbitos. A média móvel diária de mortos também subiu, para 603 nos últimos sete dias, maior marca desde o início de setembro.

Ocupação de leitos pelo Brasil

A capital sul-mato-grossense, Campo Grande, encabeçou a alta, com 1.799 novas infecções em 24 horas. Os leitos de UTI para covid da cidade continuam pressionados, com 87% de ocupação. No entanto, o percentual registrado é inferior ao da semana passada, quando todos os leitos estavam ocupados.

Já em Cuiabá, 100% dos 30 leitos para pacientes com covid-19 da rede municipal estão ocupados. A cidade registra alta procura por testes de covid-19 nas farmácias e nos laboratórios. Enquanto isso, o Distrito Federal possuía 89% dos leitos de UTI ocupados na segunda-feira.

No Piauí, a taxa de ocupação chegou a 87%, superando o total registrado há uma semana, que já era elevado, de 82%. Em algumas unidades de saúde do interior do estado, já não há mais vagas em UTIs. A situação também é crítica nos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará, onde 81% dos 374 leitos de UTI para adultos estavam ocupados na segunda.