curva ascendente

Brasil tem 925 mortes por covid-19 em 24 horas. OMS vê piora a caminho

Aglomerações de fim de ano devem piorar o cenário, diz Organização Mundial da Saúde. “Números em alguns países dão medo”

Governo de São Paulo
Governo de São Paulo
Estado de São Paulo superou 1,5 milhão de doentes, com 47.511 mortos

São Paulo – O Brasil registrou hoje (6) mais 925 mortes por covid-19. Com o acréscimo no período de 24 horas, o país se aproxima de 200 mil mortos. Já são 198.657 desde o início do surto, em março. O número de novos casos segue elevado, com 56.756 infectados de ontem para hoje (6). De acordo com o Conselho Nacional dos Secretários da Saúde (Conass), são 7.867.156 doentes durante a pandemia.

Números da covid-19 no Brasil. Fonte: Conass

As médias de casos e mortes pela covid-19 no Brasil passaram a subir com maior força após o abandono das já frágeis medidas de isolamento social, que vigoraram especialmente em meados de 2020. Já no fim do ano, aglomerações passaram a ser constantes. Além do fim do distanciamento social, não é incomum encontrar pessoas sem máscaras pelas ruas das cidades brasileiras.

O cenário tende a piorar durante as próximas semanas. Isso, porque o final de ano foi marcado por inúmeras festas, grandes aglomerações e até mesmo grandes shows por todo o país. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da diretora técnica, Maria van Kerkkove, confirma as expectativas. “Os números em alguns países dão medo. Veremos a situação piorar em países antes de melhora. A pandemia não acabou. Estamos na luta de nossas vidas”, disse.

Revisão

Hoje (6), o estado de São Paulo superou 1,5 milhão de doentes, com 47.511 mortos. Sozinho, tem mais casos do que países severamente afetados, como México, Irã, África do Sul, Peru e Indonésia. Com a iminência de uma elevação nas curvas epidemiológicas para as próximas semanas, especialistas esperam um endurecimento nas medidas de isolamento social.

Amanhã (7), o governador João Doria (PSDB) deve anunciar uma revisão no Plano São Paulo, que regula o nível do isolamento no estado. Até hoje, a maior parte do estado está na fase amarela, que prevê apenas limitação de horários para o funcionamento dos serviços não essenciais. Também é esperada a divulgação do estudo final de eficácia da CoronaVac, vacina em desenvolvida pelo Instituto Butantã em parceria com a empresa chinesa Sinovac. O estado já possui mais de 10 milhões de doses em estoque do imunizante.


Leia também


Últimas notícias