saúde do trabalhador

Alongamentos reduzem dores na coluna durante o trabalho

Médica da Fundacentro explica que boas condições de trabalho e tempo para alongamento são essenciais para minimizar as dores nas costas

Creative Commons
saúde

Boas condições de trabalho e tempo para que cada pessoa se cuidar são essenciais para reduzir as dores musculares

São Paulo – Trabalhadores que passam todo o expediente sentados geralmente sofrem com dores nas costas. Segundo a médica Maria Maeno, pesquisadora da Fundacentro, o incômodo e as dores são causados pela compressão da coluna. Para minimizar os danos para o corpo, ela recomenda alongamento sem tempo marcado. “Você pode ter um alívio dessa pressão sobre a coluna se você puder se levantar, alongar-se e andar quando sentir necessidade”, afirma.

A compressão da coluna acelera o desgaste da região lombossacral e interfere também no funcionamento do sistema gastrointestinal. De acordo com a médica, passar horas sentado pode, além das dores locais provocadas, aumentar a possibilidade de prisão de ventre.

Maria conta que o organismo humano fisiologicamente precisa se mover e pode ser melhor trabalhado com a prática de esporte e de atividades físicas. Entretanto, ela reafirma que a ginástica laboral – prática comum em empresas que adotam exercícios físicos – provoca mais estresse por ser obrigatória e reduzir o tempo do próprio trabalhador.

Para que as pessoas possam se exercitar, destaca a médica, é necessário que haja tempo e condições adequadas, no próprio ambiente de trabalho e em locais de lazer, como parques e praças.

“Isso exige, inclusive, melhoria nos meios de transporte para que as pessoas não precisem ficar muito tempo no trânsito. Quando nós falamos de saúde não nos referimos só a hospitais, mas também falamos de boas condições de trabalho e tempo para cada um se cuidar”, explica.

Ouça a coluna Saúde do Trabalhador, com Maria Maeno, na Rádio Brasil Atual.