Mais Médicos

‘É o primeiro passo de um longo caminho’, diz Padilha sobre médicos formados no exterior

Ministro da Saúde participou de aula inaugural do curso de treinamento dos profissionais, que serão avaliados pelas três próximas semanas; Ao todo 644 já chegaram no Brasil

Ministério da Saúde

‘Quero agradecer a vinda de vocês. Cada um é muito especial para o Brasil’, disse o ministro

São Paulo – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse hoje (26), durante a abertura do curso de treinamento dos médicos estrangeiros, em Brasília, que eles são “o primeiro passo de uma longa caminhada do governo para levar profissionais para lugares onde não sequer um médico”.

Os especialistas estrangeiros, em geral de Espanha, Argentina e Cuba, que chegaram ao Brasil na última sexta-feira (23), terão seus conhecimentos em saúde pública e língua portuguesa avaliados durante as três próximas semanas. A aprovação é pré-requisito para que recebam o registro profissional provisório e comecem a clinicar.

“O Brasil tem o desafio de levar saúde universal e gratuita para toda população. Nós não consolidamos isso ainda, mas somos o único país com mais de 100 milhões de habitantes que mantém esse desafio. Vocês vieram de países que conseguiram, mas são de dimensões menores que as nossas”, disse Padilha. “O Mais Médicos coloca como principal interesse a saúde dos 200 milhões de brasileiros, sobretudo os que não têm acesso a médicos”.

Os recém-chegados participarão de um jantar de boas vindas na noite de hoje e de aulas públicas na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília.

Ao todo, 644 profissionais estrangeiros chegaram ao país, sendo 400 de Cuba“Quero agradecer a vinda de vocês. Cada um é muito especial para o Brasil”, disse o ministro. “São todos muito bem-vindos. O povo brasileiro está muito feliz e agradecido pela disposição de vocês em atenderem nossa população. Não só as pessoas que vivem nas comunidades onde vocês trabalharão estão com expectativa, mas os enfermeiros e agentes de saúde, que já lutam hoje para salvar vidas, também esperam por vocês.”

Ao todo, 644 profissionais estrangeiros chegaram ao país, sendo 400 de Cuba. Deles 99 são brasileiros formados no exterior, que regressam ao país para trabalhar no Mais Médicos. O programa, instituído pela presidenta Dilma Rousseff, faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que inclui investimentos em infraestrutura de unidades de saúde.

Os profissionais brasileiros têm prioridade no preenchimento das vagas. As remanescentes são oferecidas primeiramente aos brasileiros graduados no exterior e em seguida aos estrangeiros. Os médicos com diplomas de fora do Brasil vão atuar com autorização profissional provisória, restrita à atenção básica e às regiões pertencentes ao programa.

A primeira edição do Programa Mais Médicos selecionou 1.618 profissionais para atuar em 579 postos da rede pública em cidades do interior do país e periferias de grandes centros. Os selecionados correspondem a 10,5% dos 15.460 profissionais necessários, segundo demanda apresentada pelos municípios. As inscrições para a segunda rodada de adesão estão abertas até a próxima sexta-feira (30) pelo site http://maismedicos.saude.gov.br.

Leia também

Últimas notícias