Médicos fazem assembleia para discutir proposta de operadoras de planos

No Paraná, profissionais podem optar por descredenciamento individual

São Paulo – Médicos de São Paulo realizam assembleia nesta quinta-feira (30) para discutir ações para pressionar os planos de saúde. Em abril, durante protesto da categoria, os médicos chegaram a cogitar medidas como o descredenciamento – decisão tomada pelos médicos no Paraná nesta semana. A assembleia será realizada às 20h na sede da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, em Santana, zona norte da capital.

No Dia Nacional da Saúde, 7 de abril, os médicos fizeram uma paralisação no atendimento de pacientes de convênios e planos de saúde em algumas cidades.
Em São Paulo, os médicos saíram em passeata pelo Centro. A principal reivindicação é aumento no valor da consulta para pelo menos R$ 80 – atualmente a média é de R$ 27.

Além da questão salarial, eles reivindicam regularização de contratos entre médicos e operadoras. A minuta teria de contemplar reajustes anuais baseado em índices de inflação autorizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para os planos individuais.

Os médicos paranaenses decidiram na terça-feira (28) descartar o descredenciamento em massa, mas reforçaram a possibilidade de rompimento individual com os planos de saúde. Segundo o Conselho Regional Medicina (CRM) do estado, a medida foi tomada após inúmeras tentativas de negociação com as operadoras. “Muitos médicos já vêm se desvinculando de planos, num movimento que tende a aumentar a partir de agora”, disse o vice-presidente do CRM, Alexandre Gustavo Bley.

Leia também

Últimas notícias