Gripe A: grávidas estão no grupo de risco

Boletim do Ministério da Saúde aponta 56 mortes no país. Grávidas, pessoas com doenças cardíacas e hipertensão arterial são os principais grupos de risco

Segundo boletim do Ministério da Saúde, divulgado na sexta-feira (31), a Gripe A (H1N1) causou a morte de 56 pessoas no país. De acordo com notificações recebidas pelo órgão até a manhã de 29 de julho, 36 vítimas são mulheres e 9 delas grávidas.

As mortes foram registradas em cinco estados: 27 em São Paulo; 19 no Rio Grande do Sul; cinco no Rio de Janeiro; quatro no Paraná e uma na Paraíba.

Síndrome respiratória aguda grave (SRAG)

Com sintomas similares aos de uma pneumonia, a SRAG foi identificada na China em 2003 e se espalhou pelo leste asiático. Confundida com a gripe aviária, a doença apresenta sintomas como febre, tosse, dificuldade de respiração etc.

No caso da Gripe A, a síndrome ocorre como agravante do quadro.

Clique aqui para ler o informe de 2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que lista as principais características da doença.

O Ministério da Saúde informou que em relação ao número de ocorrências registradas até 24 de julho, a taxa de mortalidade entre os casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) pelo vírus da nova gripe caiu de 12,8% para 10,3% (leia box ao lado).

Gestação e doenças respiratórias crônicas são os principais fatores de risco em pessoas com SRAG tanto em pessoas infectadas pelo vírus da Gripe A como pela gripe comum.

Já doenças cardíacas, hipertensão arterial e a gestação se mostraram os principais fatores de risco entre os pacientes graves com a Gripe A que faleceram.

Quem tem pelo menos um fator de risco tem 3,46 vezes mais risco de óbito. Entre as pessoas com pelo menos um fator de risco, a taxa de mortes foi de 15,09%, enquanto para quem não têm fator de risco foi de 4,36%.

Gripe comum e nova gripe têm a mesma gravidade

No Brasil, entre 25 de abril e 25 de julho, foram informados pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde ao Ministério 10.623 casos suspeitos de algum tipo de gripe. Do total, 1.958 (18,4%) foram confirmados como Gripe A e 669 (6,3%) como influenza sazonal (gripe comum).

A gravidade dos casos da gripe A e da gripe comum se mantém semelhante (19% para a nova gripe e 18,5% para a gripe comum), o que reforça a indicação de que diagnóstico, tratamento e internação devem ser os mesmos seja no caso de Gripe A ou da gripe comum, destaca o relatório do Ministério da Saúde. Também são semelhantes os principais sintomas apresentados pelos pacientes graves infectados por ambos os grupos de vírus.

Com informações do Ministério da Saúde

Leia também

Últimas notícias