Lavar as mãos é hábito eficaz contra propagação de doenças

Vírus da gripe suína, por exemplo, pode sobreviver por até 48 horas em objetos tocados por mãos infectadas

Um hábito simples pode ser mais eficaz na prevenção de doenças que o consumo de remédios ou o uso de máscaras, como no caso da gripe suína. A Organização Mundial de Saúde aponta que lavar as mãos é fundamental para evitar a rápida propagação do vírus H1N1. 

O influenza permanece vivo nas mãos por 15 minutos e, em toda superfície que for tocada neste período, por 48 horas. Há outros casos de vida longa fora do corpo humano, como o do rotavírus, que provoca vômito, diarréia e febre, especialmente em crianças menores de cinco anos – o vírus pode permanecer vivo por até duas semanas em objetos como os brinquedos, por exemplo. Neste aspecto, é importante que funcionários de creches ou escolas lavem as mãos logo depois de trocar as fraldas de um aluno, pois uma criança infectada poderia transmitir a doença para as outras.Outro cuidado importante é no manuseamento de alimentos: os germes são transmitidos pela mão para a comida. 

Aproveitando a movimentação gerada pela epidemia de gripe suína, o Hospital Pequeno Príncipe, em São Paulo, vem alertando para a importância de lavar as mãos. É importante esfregar o espaço entre os dedos, as articulações, as unhas, os punhos e o dorso das mãos. Em uma campanha realizada na semana passada, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da instituição apontou para a importância de educar as crianças nesse sentido, um aspecto importante para evitar a propagação de doenças.