O que foi notícia em 30 dias

Bolsonaro: quanta bobagem (Foto: Renato Araújo/ Agência Brasil) Reação a tempo O deputado estadual Jair Bolsonaro (PP-RJ) causou vários níveis de indignação ao exibir seus preconceitos durante um programa de televisão. […]

Bolsonaro: quanta bobagem (Foto: Renato Araújo/ Agência Brasil)

Reação a tempo

O deputado estadual Jair Bolsonaro (PP-RJ) causou vários níveis de indignação ao exibir seus preconceitos durante um programa de televisão. As declarações explodiram nas redes sociais e provocaram atos públicos de repúdio pelo país, além de mobilizações dentro da Câmara que podem culminar em punições ao parlamentar. 

Não mata, mas machuca

A violência policial vem  chamando a atenção. O exagero no uso de armas não letais pela Polícia Militar para coibir manifestações populares em diversos estados tem sido contestado por setores da sociedade civil.

CódigoFlorestal-BrizzaCavalcante-AgCamaraCódigo Florestal na pauta 

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), anunciou a promessa da Casa de votar as mudanças no Código Florestal Brasileiro no início de maio. O governo tentou mediar o cisma entre ruralistas e ambientalistas – a base aliada no Congresso possui representantes de ambos –, mas corre o risco de sair desgastado dos dois lados. 

Livre para lutar

Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, foi absolvido em júri popular no dia 5 de abril no Fórum Criminal da Barra Funda, na capital paulista. O promotor do caso, responsável pela acusação, admitiu a inocência do líder do movimento de moradia, classificando como “temerária” sua condenação. Gegê aguardava julgamento havia nove anos, acusado de cumplicidade em homicídio. Apesar de estar livre para retomar a militância, ele ainda teme as “inimizades” de quem quis vê-lo condenado. 

Charge-Aécio-bebum

Bafômetro 

Parado em uma blitz no Rio de Janeiro, o senador por Minas Gerais­ Aécio Neves recusou-se a fazer o teste do bafômetro. Também estava com a carteira de habilitação vencida, em um carro que pertence à rádio Arco-Íris, de propriedade de sua irmã. Só um detalhe: senadores não podem ter rádios.

Comoção e confusão

A invasão de um atirador a uma escola municipal no bairro do Realengo, no Rio de Janeiro, que acabou assassinando 12 crianças e feriu outras, virou notícia no mundo e suscitou novamente o debate sobre o comércio de armas no país.  

FHC-renato araujo-ABrPitos e apitos

FHC retornou ao centro do debate político. Por um lado, enquanto o PT eleva Lula como o “centro catalisador” das discussões, o PSDB briga publicamente. Fernando Henrique Cardoso pediu um novo foco para seu partido, desistindo do “povão”. Tão logo a declaração ganhou as manchetes dos jornais paulistanos, surgiram reações contrárias, inclusive no ninho tucano. Quem também levou “pito” foi o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega. Ao tentar atribuir o legado de Lula a FHC, foi advertido pelo professor Ricardo Carneiro, do Instituto de Economia da Unicamp: “É um dever valorizar o que conseguimos num período recente da economia brasileira”. 

Lula critica FHC: “Povão são todos os brasileiros” 

Ex-ministro tenta atribuir a FHC o legado de Lula, mas acaba advertido

Para PT, Lula é “catalisador do consenso” da reforma política