Destaques do mês que passou

Notícias que você viu no portal da Rede Brasil Atual, na rádio e na TVT

Metrô x pessoas

A expansão do Metrô, que poderia ser uma parte da solução para a mobilidade urbana em São Paulo, segue aos trancos e barrancos. O cronograma está  atrasado em relação a promessas. Os problemas de superlotação e panes se avolumam. Até mesmo na Linha 4, com mais novas estações instaladas e protagonista da publicidade do estado para a área, o paulistano tem sofrido.

Carros x pessoas

A ausência de políticas públicas de mobilidade é a mãe dos congestionamentos na cidade de São Paulo. O aumento de usuários de carros é o pai. As conclusões são de um estudo sobre o tema apresentado pela Rede Nossa São Paulo. O percentual de paulistanos que afirmaram usar o carro como principal meio de transporte na capital subiu de 15% em 2007 para 23% em 2011. “Quem faz avenida e ponte financia campanha eleitoral. Dá para entender a lógica do sistema”, diz Oded Grajew, presidente da ONG. “Falta vontade política para executar as soluções.”

A hora da verdade

Entre esperança e receio, a Comissão da Verdade, parte integrante do terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), começa a sair do papel. O objetivo inicial era investigar crimes e violações de direitos humanos praticados durante a ditadura, para que o Estado reconheça sua responsabilidade, a exemplo do que já ocorreu em vizinhos sul-americanos que passaram por períodos autoritários. Diante da resistência de setores conservadores, o projeto do governo cedeu, acabou ficando brando e dividiu opiniões.
Alguns acham que é um bom e necessário começo.
Outros, que será de pouca ou nenhuma eficácia.

Feijão transgênico

Mexicano, mulatinho, mulatão, carioca, preto-uberabinha, bico-de-ouro, gordo. Sempre-verde, garanjão, pau-ferro, corujão, estendedor, moita-vagem-roxa. Cara-larga, orelha-de-vó, boca-de-moça, olho-de-peixe, rosinha. Sementes crioulas são o grande patrimônio dos agricultores tradicionais. São grãos que acompanham as famílias há muitas gerações. Agricultores familiares do Nordeste prometem se articular para barrar o plantio do feijão transgênico desenvolvido pela Embrapa, visto como ameaça às variedades crioulas, adaptadas a situações específicas e sem custo de produção.

Palestina na ONU

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas começou a discutir o reconhecimento da Palestina como Estado-membro da comunidade internacional. Para Giorgio Romano Schutte, da Universidade Federal do ABC, o pedido, de caráter simbólico, dá novo ânimo à população palestina e abre-se novo patamar na negociação da paz, no mínimo no mesmo nível que Israel, que já é membro da ONU.

Evo e as marchas

O presidente da Bolívia, Evo Morales, acusa interesses políticos por trás da marcha popular contra a construção da uma estrada que liga o leste do país ao Pacífico. “A verdade é que a Tupac Katari o esquartejaram fisicamente. A nós, querem esquartejar politicamente utilizando os meios de comunicação”, declarou, em referência ao líder inca que comandou rebelião contra o domínio colonial espanhol no século 18.

Mão grande na estatística

A presidenta da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Marilda Pinheiro, contesta dados da Secretaria de Segurança Pública paulista que indicam queda de 12% no número de homicídios no estado, no semestre passado. A metodologia exclui os roubos seguidos de morte dos crimes contra a vida. De acordo com a própria secretaria, os latrocínios cresceram 20% nos primeiros seis meses do ano e o total de crimes violentos – homicídio doloso, roubo, latrocínio, estupro –, 1,9%. “Por vezes, a estatística é uma forma de tentar enganar a sociedade”, dispara Marilda.

Literário e belo

“Minha obsessão hoje é fazer uma obra literária. Ter entrado na militância política muito cedo e depois numa ordem religiosa são duas camisas de força para quem quer fazer ficção”, afirmou o jornalista e escritor Frei Betto, ao lançar Minas do Ouro, romance histórico passado em Minas Gerais. Frei Betto diz que a arte não passa pela esquerda nem pela direita: “Tem de produzir beleza”.

 

Destque na TVT

Como era pobre meu vale

Transformação social na região do Jequitinhonha (MG) é tema do

ABCD em Revista

Seu Zezé das Tesouras acorda logo cedo e, no fogão a lenha, enquanto prepara o primeiro café do dia, põe o feijão para cozinhar já pensando no almoço. Uma colher do mel tirado de sua colmeia “particular” faz parte do desjejum. Lê uma passagem da Bíblia e segue para sua rotina na lavoura, de onde tira o sustento da família. Planta de tudo um pouco e o que “dá demais”, vende. Seu Zezé mora no Vale do Jequitinhonha, região do norte de Minas Gerais com algumas características muito conhecidas: tem clima semelhante ao do Nordeste (aliás­, pertenceu à Bahia até o fim do século 18), belezas naturais particulares, uma baita riqueza cultural, herdada das comunidades indígenas e negras, e um dos maiores índices de pobreza do país. Nos últimos anos, o agricultor sente que as coisas estão mudando em relação a esse indicador que já rendeu à região o título de Vale da Miséria.

Com a chegada da energia elétrica, Seu Zezé comprou um motorzinho para ajudar a fazer a farinha da mandioca. Com a melhora na produção, ele já percebe o potencial do crédito barato e do seguro para o caso de a colheita não sair como previsto – produtos do programa de apoio à agricultura familiar. “O resultado está para qualquer um ver”, diz ele ao programa Jequitinhonha, da série ABCD em Revista, da TVT. O personagem também revela uma grande preocupação: os jovens estão indo embora do campo para estudar. “Se tivesse uma escola agrícola…”

Que o diga Claudiana Gonçalves Santos, de 18 anos. Ela recebeu agora em agosto o diploma do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – Campus de Araçuaí (um dos 51 municípios da região), das mãos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No discurso de paraninfo, Lula lembrou do valor da sua formatura no Senai. Claudiana atribui ao ex-torneiro mecânico mudanças que acontecem no país e reconhece, agora com esperança, que sua terra ainda tem muito a melhorar.

Como sintonizar

  • Canal 48 UHF – ABC e região da Grande São Paulo (NGT)
  • Canal 46 – Mogi das Cruzes (UHF)

Marcus Vinícius Costa, que foi estudar Sociologia em Belo Horizonte com bolsa do ProUni, também está no programa da TVT. Ao voltar para casa, diz ter reencontrado o Vale do Jequitinhonha diferente, os moradores mais conscientes, participativos e esperançosos. “O desenvolvimento social construído nos últimos anos permite o entendimento de que a exploração não deve ter lugar, que todos têm direitos a preservar”, diz.

ABCD em Revista é uma série que registra os movimentos pela cidadania no país. Vai ao ar às sextas-feiras, às 19h30. Todos os programas podem ser vistos também no site: tvt.org.br.