Vereadores votam afastamento do prefeito de Campinas nesta quarta-feira

Acusado de envolvimento em desvios de verba, Dr. Hélio pressiona base

São Paulo – Os vereadores de Campinas (SP) reúnem-se, nesta quarta-feira (15), às 18h, na Câmara Municipal, para votar o afastamento do prefeito Dr. Hélio do cargo. Ele seria mantido fora do posto enquanto o processo que envolve pagamento de propinas em licitações públicas de seu governo estiver em andamento. Embora a oposição seja minoria no Legislativo da cidade, os parlamentares estão divididos e a disputa promete ser acirrada.

O dia começou movimentado em Campinas com a revogação dos mandatos de prisão de todos os envolvidos no processo, incluindo a primeira-dama e ex-chefe de gabinete do prefeito, Rosely Nassim Santos, o vice-prefeito, Demétrio Villagra, e um ex-secretário.

Pessoas próximas ao Diretório Municipal do PT de Campinas disseram à Rede Brasil Atual que Dr. Hélio está em uma empreitada nos bastidores, buscando convencer os vereadores pelo não afastamento.

O próprio Partido dos Trabalhadores, que faz parte da base aliada, está divido. Enquanto o líder da bancada, Angelo Barreto, já declarou ser favorável pela permanência do prefeito, os outros dois parlamentares são contra.

De acordo com as fontes, que pediram para não serem identificadas, o petista Demétrio Villagra está sob grande pressão e à beira de renunciar ao cargo de vice. Há ainda ganha força entre a militância do PT para a legenda abandone o governo. No entanto, alguns dirigentes partidários estariam interessados em ocupar cargos deixados em aberto pelos investigados no processo.

Leia também

Últimas notícias