reviravolta

Vannuchi: ‘Cunha conseguiu reverter derrota após chantagear os partidos pequenos’

Câmara aprovou ontem (27) a inclusão na Constituição a liberação de doações de empresas para partidos políticos

Wilson Dias/Agência Brasil

Decisão rebaixa a qualidade de liderança do presidente da Câmara, e cria desacordos entre os partidos

São Paulo – O analista político Paulo Vannuchi, da Rádio Brasil Atual, comenta as manobras de Eduardo Cunha para retomar a votação da constitucionalização do financiamento privado para partidos políticos, aprovada na sessão plenária de ontem (27), após manobra que recolocou em votação a matéria que já havia sido apreciada e derrotada no dia anterior. O comentarista afirma que “para reverter a derrota vexatória, Eduardo Cunha ‘empinou o trator’, ligou-o com mais truculência”.

Segundo Vannuchi, o comportamento do presidente da Câmara foi baixo, a ponto de promover chantagem com os partidos menores. “Cunha ameaçou que, se o placar não fosse revertido, seria colocada em votação uma cláusula que prejudicaria financeiramente esses partidos. Enquadrou as legendas nanicas, violando os ritos parlamentares, a sua palavra e os acordos entre lideranças”, avalia.

“O fato rebaixa a qualidade de liderança do presidente da Câmara, e cria, de novo, entre os partidos, a ideia de que os acordos são descumpridos e não dá para acreditar na palavra de ninguém”, finaliza.

Ouça o comentário completo na Rádio Brasil Atual:

Leia também

Últimas notícias