Congresso

Após eleição de Pacheco para a presidência, Senado define a Mesa Diretora

O senador Veneziano Vital do Rêgo manteve-se na 1º vice-presidência. O petista Rogério Carvalho, que ocupava a 3ª secretaria, assume a 1ª

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Senador Veneziano Vital do Rêgo (à esq.), do MDB, ao lado de Pacheco, ficou com a 1ª vice-presidência

São Paulo – Após a eleição que reconduziu Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado para mais dois anos de mandato, a chamada Casa Alta definiu nesta quinta-feira (2) os nomes dos demais titulares da Mesa Diretora. O objetivo de Pacheco, segundo a Agência Senado, foi assegurar a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares na medida do possível.

A chapa única foi aprovada por larga maioria de 66 votos “sim”, 12 “não”, com duas abstenções. O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) – que ontem presidiu a Casa durante os trabalhos na eleição – manteve-se na 1º vice-presidência.

Cabe ao vice-presidente substituir o titular quando este faltar ou estiver impedido por algum motivo, e assume as mesmas atribuições definidas à Presidência, como convocar e presidir as sessões. Rodrigo Cunha (União-AL) ficou com a 2ª vice-presidência. Segundo o senador Humberto Costa (PT-PE), por acordo, a bancada do PT abriu mão da disputa pela primeira vice-presidência, que portanto ficou com o MDB.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), que ocupava o cargo de 3º secretário, assume a 1ª secretaria, responsável pela condução administrativa da Casa. “Pretendemos, junto com os demais membros da Mesa, organizar uma grande movimentação da opinião pública para o papel e a importância do Senado Federal na história do Brasil”, disse ele à TV Senado.

Os presidentes das  14 comissões temáticas permanentes da Casa devem ser definidos nos próximos dias.

Veja como ficou a Mesa Diretora do Senado:

Presidente: Rodrigo Pacheco (PSD-MG);
Primeiro vice-presidente: Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB);
Segundo vice-presidente: Rodrigo Cunha (União Brasil-AL);
Primeiro secretário: Rogério Carvalho (PT-SE);
Segundo secretário: Weverton (PDT-MA);
Terceiro secretário: Chico Rodrigues (PSB-RR);
Quarto secretário: Styvenson Valentin (Podemos-RN).

Com informações da Agência Senado

Leia também: