ONU

Representante da ONU destaca atuação do Brasil na área de desenvolvimento humano

Haddad, Alckmin e coordenador residente do Sistema das Nações Unidas, Jorge Chediek, inauguram escritório do organismo na capital

Heloisa Ballarini / SECOM

Haddad, Alckmin, Chediek e Kell com a bandeira da ONU

São Paulo – O governador Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e o coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek, inauguraram na noite de hoje (8) o escritório das Nações Unidas no centro da capital. O diretor-executivo do Pacto Global da ONU, Georg Kell, também participou da cerimônia.

Chediek afirmou que a inauguração é simbólica porque “o Brasil se destaca hoje como protagonista” na área de desenvolvimento humano. “Queremos contribuir e aprender com São Paulo.”

A expectativa é de que a atuação da ONU contribua para a ampliação da cooperação técnica internacional entre o estado e outros países do continente – a chamada cooperação Sul-Sul. A sede ficará em local cedido pelo governo paulista, abrigando o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC) e o Comitê Brasileiro do Pacto Global das Nações Unidas – iniciativa da ONU para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) assinaram parceria para a realização da etapa decisiva do Plano de Ação da Macrometrópole (PAM 2013/2040).

O Sistema ONU já tem no Brasil uma Casa das Nações Unidas em Brasília, o Complexo Sérgio Vieira de Mello, e um escritório em Salvador (BA).

Leia também

Últimas notícias