PT traça estratégia para eleger 50 prefeitos no Paraná

São Paulo – O Partido dos Trabalhadores (PT) define nos próximos dias a estratégia para aumentar de 32 para 50 o número de prefeitos da sigla no Paraná. A visita […]

São Paulo – O Partido dos Trabalhadores (PT) define nos próximos dias a estratégia para aumentar de 32 para 50 o número de prefeitos da sigla no Paraná. A visita do presidente nacional da legenda, Rui Falcão, ao interior do estado no fim desta semana deve traçar os planos para aumentar a presença da sigla no estado com vistas à disputa de 2014.

Além dos encontros com pré-candidatos e militantes, Falcão pode ser acompanhado pelos ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, e da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Além deles, está confirmada a participação do secretário de Comunicação do PT, o deputado federal André Vargas, que já presidiu o Diretório Estadual da legenda.

“É um passo importante para fortalecer e organizar o partido no Paraná. Nossa meta é eleger, no mínimo, 50 prefeitos, sendo três em grandes cidades, e aumentar consideravelmente o número de vereadores”, afirma o atual presidente estadual, o deputado estadual Enio Verri.

Embora as reuniões de Falcão ocorram em Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina, cidades importantes do interior, é na capital Curitiba que está o grande debate do PT no estado. Setores do partido ligados a Vargas defendem uma aliança em torno de Gustavo Fruet, pré-candidato pelo PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e ex-integrante do PSDB. Outros quadros, comandados pelo deputado Dr. Rosinha, entendem que o partido, que sempre teve candidato na capital paranaense, não pode abrir mão da disputa. 

Por trás do debate está o apoio à chapa do PT ao governo estadual em 2014. Tanto Paulo Bernardo quanto a esposa dele, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, aparecem como possibilidades para tentar reverter o histórico negativo do partido no Paraná. Em 2010 os petistas integraram a chapa de Osmar Dias, do PDT, derrotado pelo tucano Beto Richa.