vai ter luta

Presidente do PT de São Paulo afirma que ‘é hora de transformar indignação em luta’

Após afastamento da presidenta Dilma por 180 dias, Emidio de Souza acusa opositores de realizar 'eleições indiretas' e convoca democratas para a resistência: 'Venceremos!', afirma

Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Emidio: ‘Golpistas são filhos do desprezo que a elite brasileira sempre nutriu pela democracia’

São Paulo – “O Brasil amanheceu mais pobre e atrasado”, afirma hoje (12), em nota, o presidente do diretório estadual do PT em São Paulo, Emidio de Souza. Na manhã de hoje (12), o Senado oficializou o afastamento da presidenta eleita, Dilma Rousseff, sob alegação de supostos crimes de responsabilidade. “Vimos é que 55 senadores substituíram 54 milhões de eleitores”, diz.

Agora, a presidenta fica afastada por 180 dias de seu cargo. Durante este período, uma comissão na mesma casa que a afastou deverá analisar mais profundamente a defesa e a acusação. Entretanto, Michel Temer (PMDB) já assume interinamente o cargo de chefe do Executivo. “Fizeram uma eleição indireta (mal) disfarçada de impeachment para tirar a presidenta Dilma Rousseff, uma mulher honesta da presidência e colocar um homem conspirador e rasteiro no seu lugar”, afirma Emidio.

“Os golpistas de 2016 são descendentes políticos diretos dos golpistas de sempre. São filhos do desprezo que a elite brasileira sempre nutriu pela democracia”, continua. “Golpistas e conspiradores com apoio da mídia conseguiram tirar Dilma, mas não podem golpear nossa disposição de luta”, diz.

Para o presidente do diretório, as mobilizações em defesa da democracia, vistas nos últimos meses, devem prosseguir. “Os setores democráticos, os partidos de esquerda e os movimentos sociais resistiram bravamente ao golpe e à caçada ao Lula e Dilma. Essa luta agora tem que continuar nas ruas, no Parlamento, nos tribunais e nos fóruns internacionais”, afirma.

Sobre a resistência em cortes internacionais, na terça-feira (10), o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, disse que vai consultar a Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre a legalidade do impeachment. Nas ruas, movimentos organizados da sociedade civil já iniciam mobilizações contra o governo Temer a partir de hoje.

“Passada a dor e a tristeza pela injustiça sofrida, estaremos onde sempre estivemos, ao lado do povo brasileiro lutando contra o governo ilegítimo e usurpador nascido do golpe (…) nossa força e nossas vitórias não vieram de artimanhas parlamentares nem do aparelhamento do estado que a direita tão bem se utiliza”, afirma Emidio. “Somos frutos da indignação, da utopia dos justos, da bravura dos lutadores e dos valores da solidariedade e da fraternidade arraigados na nossa alma (…) Venceremos!”, conclui.