Passo seguinte

PF conclui que Bolsonaro cometeu crime ao vazar investigação sobre ataque ao TSE

Relatório da investigação enviado ao ministro Alexandre de Moraes (STF) aponta que Bolsonaro, seu ajudante de ordens e o deputado Filipe Barros cometeram crime de violação de sigilo funcional

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
Com foro privilegiado, caberá à PGR decidir se Bolsonaro e deputado Filipe Barros (PSL-SC) serão indiciados

São Paulo – A delegada da Polícia Federal (PF) Denisse Dias Ribeiro reafirmou que o presidente Jair Bolsonaro cometeu crime ao vazar, pelas redes sociais, dados de um inquérito sigiloso. A conclusão do inquérito foi enviada nesta quarta-feira (2) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foi imputado a Bolsonaro o crime de violação de sigilo funcional. A PF, no entanto, não o indiciou, por causa do foro privilegiado. Para isso, é necessária a autorização do próprio STF. Ainda assim, é a primeira vez que a PF imputa crime ao presidente no âmbito das investigações que tramitam sob a relatoria de Moraes.

O ministro enviou a conclusão da delegada para a PGR (Procuradoria-Geral da União) se manifestar e só depois tomar uma decisão se abre ou não uma ação penal contra o presidente. De acordo com a PF, o deputado bolsonarista Filipe Barros (PSL-PR) e o tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, ajudante de ordens da Presidência, cometeram o mesmo crime.

Durante uma live, em agosto de 2021, Bolsonaro vazou dados de bolsonarouma investigação envolvendo um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de atacar a credibilidade das urnas eletrônicas.

Para a delegada, o vazamento serviu para “auxiliar” Bolsonaro na “narrativa de vulnerabildade do sistema eleitoral brasileiro”. Nesse sentido, os envolvidos usaram os documentos sigilosos para dar “lastro” a informações “sabidamente falsas”.

“Todos, portanto, revelaram fatos que tiveram conhecimento em razão do cargo e que deveria permanecer em segredo até conclusão das investigações”, diz o inquérito. Nesse sentido, o vazamento produziu danos à confiança no sistema eleitoral brasileiro e ao próprio TSE. Tudo isso “com a adesão voluntária e consciente do próprio mandatário da nação”.

Denisse destacou que PF não conseguiu colher o depoimento de Bolsonaro, “diante do não atendimento da ordem judicial de comparecimento para oitiva”. Mas a sua ausência, no entanto, não teria produzido prejuízo ao esclarecimento dos fatos.

Providências

A delegada pediu que Moraes autorize a inclusão desta investigação ao inquérito sobre milícias digitais antidemocráticas. Também solicitou o compartilhamento do relatório e das quebras de sigilo relacionadas com outro inquérito contra Bolsonaro por ter associado as vacinas contra a covid-19 à aids.

Além disso, as conclusões do inquérito serão enviadas à PGR, que deve decidir sobre o indiciamento de Bolsonaro e Filipe Barros, por causa do foro privilegiado. Anteriormente, a PF já havia pedido o indiciamento de Mauro Cid, que não tem a prerrogativa de foro.

Desobediência

Também nesta quarta, Alexandre de Moraes encaminhou à PGR mais um pedido de investigação contra Bolsonaro, relacionado ao caso do vazamento. Trata-se de um notícia-crime protocolada por um advogado de Santa Catarina. Ele afirma o presidente cometeu crime de desobediência ao ter faltado ao depoimento na PF na última sexta-feira. Novamente, caberá à PGR decidir pelo prosseguimento ou arquivamento dessa investigação.