Liderança consolidada

Pesquisa PoderData traz cenário de estabilidade, com Lula à frente

Corrida presidencial está a três pontos de ser resolvida no primeiro turno, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira

Ricardo Stuckert e Agência Brasil
Ricardo Stuckert e Agência Brasil
O ex-presidente Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro em disputa pela Presidência

São Paulo – Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (6) mostra estabilidade na disputa presidencial, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, com 44% das intenções de voto, seguido pelo atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), que tem 36%.

Na sequência, aparecem os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 5%, e André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 3% cada um. Luiz Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros), Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não alcançaram 1%. Brancos e nulos somaram 5% e não souberam ou não quiseram opinar 4% dos entrevistados.

Segundo o levantamento, o ex-presidente Lula tem um de seus melhores desempenhos no Nordeste, região na qual vence Bolsonaro por 56% a 30%. Já o atual presidente tem sua performance mais expressiva no Norte, com 56%, contra 36% de Lula.

O candidato petista também tem grande vantagem sobre Bolsonaro entre mulheres, jovens e pessoas de renda mais baixa, e o postulante do PL vai melhor entre os que ganham cinco ou mais salários mínimos. 

Empate técnico

Um candidato ao Planalto ganha a disputa no primeiro turno se tiver, pelo menos, 50% mais 1 dos votos válidos – aqueles dados aos candidatos (excluindo-se brancos e nulos). Com 44%, Lula fica três pontos percentuais atrás da soma dos seus oponentes, que concentram 47% das intenções de voto.

É uma situação de empate técnico, considerando-se a margem de erro de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Há duas semanas, a diferença era de 1 ponto percentual: 44% de Lula contra 45% dos outros pré-candidatos.

A pesquisa PoderData foi realizada entre domingo e ontem (3 a 5) e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06550/2022. Foram realizadas 3 mil entrevistas por meio de ligações automatizadas para telefones fixos e celulares.


Com Brasil de Fato e Poder360


Leia também


Últimas notícias