reveladora

Peça censurada de Plínio Marcos é tema de estudo e leitura dramática

Encenada apenas uma vez, 'Reportagem de um Tempo Mau', de 1965, será apresentada e debatida amanhã (25); compõe projeto que mostra peças vetadas durante a ditadura

plinio marcos oficial/reprodução

No espetáculo, Plínio Marcos aborda contradições e problemas sociais no período pós-Segunda Guerra Mundial

São Paulo – O projeto Censura em Cena, coordenado pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom), da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), realiza neste sábado (25) sua sexta apresentação, desta vez com a leitura dramática da peça do dramaturgo e escritor Plínio Marcos (1935-1999) Reportagem de um Tempo Mau, de 1965. O evento será realizado no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, parceiro do projeto, em São Paulo. A entrada é gratuita, mediante inscrições antecipadas (leia abaixo).

O objetivo do projeto, segundo os organizadores, é debater e entender de que forma a censura dos anos da ditadura civil-militar interferiu na produção artística e qual é o seu impacto na atualidade. Para isso, são apresentadas leituras dramáticas de peças vetadas durante a atuação do órgão oficial de censura.

Após a leitura, haverá debate com participação de Mayra Rodrigues Gomes, professora titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP; Oswaldo Mendes, ator, diretor, roteirista, jornalista e autor do livro Bendito Maldito – Uma biografia de Plínio Marcos (2009, Editora Leya); Rafael Macedo, estudante de História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e pesquisador do Obcom; e da professora doutora Maria Cristina Castilho Costa, livre docente em Ciências da Comunicação pela ECA, coordenadora do Obcom, autora dos livros Censura em cena (Edusp/Fapesp) e Teatro e Censura: Vargas e Salazar (Edusp/Fapesp), entre outros.

Linguagem

“Censurada em 1965, a peça Reportagem de um Tempo Mau contém linguagem diferente em relação ao conjunto das obras de Plínio Marcos, pois trata-se de uma colagem de trechos de diversos autores, de Bertold Brecht e Pablo Neruda à Bíblia”, afirmam os organizadores. “No espetáculo, o dramaturgo aborda as contradições e os problemas sociais no período pós-Segunda Guerra Mundial, como a exploração do trabalho, o terror causado pelo tempo de guerra, a concentração de terras, racismo, repressão à mulher e a hipocrisia moral da sociedade.”

Ainda de acordo com os pesquisadores, no processo de veto à peça Reportagem de um Tempo Mau, os censores justificam a decisão com poucas palavras, apenas alegando ser “uma obra implicitamente de caráter subversivo, contrariando os preceitos legais do país”. “Leva-se também em conta o contexto em que o texto foi escrito, apenas um ano após o golpe de 1964”, acrescentam.

O projeto Censura em Cena envolve a análise de 12 peças proibidas pela ditadura e que compõem o arquivo Miroel Silveira, mantido pela ECA-USP. O acervo reúne 6.137 processos de censura abertos entre 1930 e 1970 pelo Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo e vem sendo estudado, desde 2002, pelo grupo de pesquisa coordenado pela professora Maria Cristina Castilho Costa, no Obcom. Já foram apresentados estudos e leituras dramáticas das peças A Semente (1961), de Gianfrancesco Guarnieri; Sortilégio (1951), de Abdias do Nascimento; Fundo do Poço (1950), de Helena Silveira; Perdoa-me por me Traíres (1957), de Nelson Rodrigues; e Quarto de Empregada (1958), de Roberto Freire.

O cronograma inclui ainda outras seis obras censuradas: Filha Moça, de Augusto Boal (com leitura prevista para 27 de agosto); Relatório Kinsey, de Alberto D’Aversa (15 de outubro); Os Sinceros, de Cezar Vieira (26 de novembro); A Mulher Proibida, de Cassandra Rios (28 de janeiro de 2017); Enquanto se vai Morrer, de Renata Pallottini (25 de março); e O Berço do Herói, de Dias Gomes (29 de maio).

Serviço

Projeto Censura em Cena: as peças vetadas no estado de São Paulo

Leitura dramática e debate: Reportagem de um Tempo Mau, de Plínio Marcos

Data: 25 de junho, sábado, das 14h às 18h

Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, Bela Vista – São Paulo)

Valor: grátis, mediante inscrição antecipada pelo site até um dia antes do evento